Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O Amor Entre Clara e Francisco, Figuras Queridas da Cristandade



por Leonardo Boff

Os 800 anos da fundação da ordem das Clarissas

Francisco (+1226) e Clara (+1253), ambos de Assis, são figuras queridas da cristandade. Os dois uniam três grandes paixões: pelo Cristo pobre e crucificado, pelos pobres, especialmente os hansenianos, e um pelo outro. O amor por Cristo e pelos pobres não diminuía em nada o amor que os unia, mostrando que, entre pessoas que se consagram a Deus e ao serviço dos outros, pode existir verdadeiro amor.

Há entre Francisco e Clara algo misterioso que conjuga Eros e Ágape, fascinação e transfiguração. Os relatos da época falam dos encontros frequentes entre eles. No entanto, "regulavam tais encontros de modo tal que aquela divina atração mútua pudesse passar despercebida aos olhos dos homens".

Logicamente, numa pequeníssima cidade como Assis, todos sabiam tudo de todos. Assim também do amor entre Clara e Francisco. Uma legenda antiga refere-se a esse diz que diz que com terníssima candura: "Certa feita, Francisco havia ouvido alusões inconvenientes. Foi a Clara e disse-lhe: "Comprendeste, irmã, o que o povo diz de nós?" Clara não respondeu. (...) "É tempo de separar-nos", disse Francisco. (...) "Pai, quando nos veremos de novo?" "Quando o verão voltar, quando as rosas florescerem", respondeu Francisco. E, então, algo maravilhoso aconteceu. Parecia que, por sobre os campos cobertos de neve, tivesse chegado o verão e irrompesse milhares de flores. Depois de uma perplexidade inicial, Clara colheu um ramalhete de rosas e o entregou a Francisco". E a legenda termina dizendo: "Daquele momento em diante, Francisco e Clara nunca mais se separaram".

Estamos diante da linguagem simbólica das lendas. Mas são elas que guardam o significado dos fatos primordiais do coração e do amor. "Francisco e Clara nunca mais se separaram", quer dizer, souberam articular seu mútuo amor com o amor a Cristo e aos pobres, de tal forma que era um só grande amor. Efetivamente jamais saíram um do coração do outro. Uma testemunha da canonização de Clara diz com "grazie" que Francisco, para ela, "parecia-lhe ouro de tal forma claro e lúcido que ela se via também toda clara e lúcida como se fosse num espelho". Dá para expressar melhor a fusão de amor entre duas pessoas de excepcional grandeza de alma?

Em suas buscas e dúvidas, ambos se consultavam e buscavam na oração um caminho. Um relato biográfico da época conta: "Certa feita, cansado, Francisco chega a uma fonte de águas cristalinas. Põe-se a olhar, por longos instantes, para essas águas claras. Depois, tornou a si e disse alegremente a seu amigo íntimo Frei Leão: - Frei Leão, ovelhinha de Deus, que pensas que vi nas águas claras da fonte? "A Lua, que se espelha lá dentro", respondeu Frei Leão. - Não, irmão, não vi a Lua, mas, sim, o rosto claro de nossa irmã Clara, cheio de santa alegria, de sorte que todas as minhas tristezas desapareceram".

Agora, em 2011, se celebram os 800 anos da fundação, por Clara, da Segunda Ordem, a das Clarissas. O relato histórico não poderia ser mais carregado de densidade amorosa. Francisco combinara com Clara que, na noite do domingo de Ramos, belamente adornada, fugisse de casa e viesse encontrá-lo na capelinha que havia construído, a Porciúncula. Efetivamente ela fugiu. Chegou à igrejinha, e lá estavam Francisco e seus companheiros com tochas acesas.
Alegres, a aplaudiram e a receberam com extremo carinho. Francisco cortou-lhe os belos cabelos louros. Era o símbolo de sua entrada no novo caminho religioso. Agora eram dois num só e mesmo caminho e até hoje "nunca mais se separaram".


2 comentários:

  1. MARAVIHOSO, INSPIROU-ME VARIAS VEZES, AO PASSAR MEUS OLHOS PELO TEXTO, QUÃO BELA A COLOCAÇÃO, DE SUA INTELIGENCIA E ESPIRITUALIDADE, QUE DOÇURA E CHEIA DE ENCANTOS A VIDA DE DOIS SERES ESPECIAIS....OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE DE MAIS UM APREDIZADO...

    ResponderExcluir
  2. Oi,amiga.
    Eu que agradeço sua visita e comentário.
    Fique em PAZ sempre.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...