Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Elevação em asteroide gigante quase 3 vezes maior que o Everest

Compare o gigante Vesta a outros asteroides. Com 530 km de diâmetro, ele é o segundo maior objeto do cinturão de asteroides entre Marte e Jupiter e, acredita-se, é a fonte de muitos meteoritos que caem na Terra.


Esta imagem de Vesta foi feita em 9 de julho, quando Dawn estava a 41 mil km do asteroide (Foto: Nasa)

Nave Dawn da agência espacial norte-americana fotografou face sul do Vesta. Pico atinge cerca de 22 quilômetros de altura.

Sonda 'Dawn' foi lançada ao espaço em setembro de 2007.
'Asteroide Vesta' está localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.


Depois de quarto anos, a nave Dawn entra na órbita do asteroide Vesta (Foto: Nasa)


Uma imagem obtida pela nave Dawn do asteroide Vesta mostra uma elevação quase três vezes maior que o Monte Everest (8.849 metros de altura), a maior cadeia montanhosa da Terra. O equipamento é propriedade da agência espacial norte-americana (Nasa).

A fotografia foi feita na região polar sul do asteroide. O pico atinge cerca de 22 quilômetros de altura, quatro a menos que o Monte Olimpo, o maior vulcão do Sistema Solar, localizado em Marte.

Uma grande escarpa - uma elevação com inclinação alta e que termina em um penhasco - também pode ser vista na parte central da imagem. Os cientistas acreditam que a formação é resultado de deslizamentos de terra.


Superfície do asteroide Vesta apresenta grande formação montanhosa no centro da imagem feita pela nave Dawn, da Nasa. O pico chega a 22 quilômetros de altura. (Foto: Nasa / via AP Photo)

Fonte: AQUI

Saiba mais sobre o asteroide gigante Vesta e a sonda Dawn neste artigo publicado no Hora Cósmica, clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...