Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Para onde vamos depois da morte?


5 visões de para onde vamos após a morte


Pedimos a estudiosos/monges/religiosos que nos nos falassem no que acreditam existir após a morte:


Islã

Nasser Khazraji

O ser humano passa por quatro etapas em sua vida:

1- A primeira é a vida antes do nascimento, na qual o ser humano vive dentro do útero da mãe. Esta vida é muito limitada e é cercada de um ambiente e de visões muito limitadas. Em árabe se chama (Al Janin)

2- A segunda começa a partir do término da primeira, ou seja, no nascimento do bebê. Nesta etapa os limites que cercam o ser humano são bem mais amplos do que a primeiro, pois ele possui os 5 sentidos, a inteligência e sentimentos que compreendem o seu redor. Em árabe se chama (Al Hayat)

3- A terceira é a vida após a morte que inicia com o término da segunda, ou seja, quando o ser humano morre. Nesta etapa o corpo não reage, o espírito sai do corpo e entra na vida do além. No Islam não há relatos precisos de como é esta etapa. No Islam foi confirmado que aquele que tiver feito boas ações na terra terá uma vida após a morte tranqüila e sossegada, contrária a daquele que não tiver boas ações e a sua vida tiver sido repleta de opressões e má conduta com seus semelhantes, este terá uma vida cansativa e será castigado. Em árabe se chama (Al Barzakh). Os limites que cercam esta vida são sentidos apenas pelo espírito e são bem mais amplos do que a segunda etapa.

4- A quarta é a vida após a ressurreição e o dia do Juízo final. Esta é a vida eterna na qual o ser humano jamais morrerá após ela. Nesta etapa, Deus, louvado seja, ordena que o espírito retorne ao mesmo corpo que teve durante a sua vida terrena e inicia o julgamento de suas ações, sejam elas boas ou ruins. O homem é recompensado por suas boas ações com o paraíso e é castigado por suas más ações com o inferno. Em árabe se chama (Al Hayat al Abadiyah)

Podemos perceber que o Islam propõe que o ser humano é composto de matéria e espírito. Em nosso dia a dia estes dois elementos andam juntos, sendo a morte o fator que os separa.

Deus disse no Alcorão Sagrado no capítulo 23, versículo 100:

“ ... e ante eles haverá uma vida (Barzakh), que os deterá até ao dia em que forem ressuscitados ”

Dito sagrado do Profeta (s.a.w.a.w.s.):

“ A vida terrena é uma passagem entre duas vidas.”

A doutrina Islâmica jamais acredita que a morte é o fim de tudo. O Islam crê que a partir da morte se inicia uma nova jornada de julgamento do ser humano, desde o túmulo. Se ele tiver sido uma boa pessoa e tiver agradado a Deus em suas ações, seu espírito passará bem até o dia da ressurreição, caso contrário, seu espírito não estará satisfeito e será castigado até o dia do juízo final.



Zen Budismo

Monja Coen

Depois da morte existe a morte.
Depois da morte existe a vida.
Na morte, existe a morte.
Em vida, existe vida.
Antes da vida a não vida.
Antes da morte a não morte.

Após a vida a não vida
Após a morte a não morte.

Vida-morte
Morte-vida
Incessante fluir, transformar
Depende do carma
Depende de nós
Renascer
Transcender
Ressucitar
Reencarnar
Palavras
Além das palavras
Muito além da vida e da morte
Não nasce e não morre
Não surge nem desaparece
O que é?

Mãos em prece

Monja Coen



Hinduísmo

Margareth Gonçalves (Devidasika)
Sacerdotisa Hindú do Suddha Dharma Mandalam,com especialidade em meditação, segundo a medotologia do "Suddha Raja Yoga",fundamentada no "Sanatana Dharma ".

E eu te pergunto também "O que existe antes dela?"

Tudo vai depender da nossa referência do que seja "VIDA" !!!!! Sim, é isso mesmo... Se pra você "vida" é tudo o que está "antes" desse estado chamado "morte", então fica limitada nossa percepção da realidade.

"Vida" é infinita, contínua, é o fio de Sutratma (Tantra), ou seja, a eternidade... o que nós vemos na matéria corporal é só uma expressão dessa chamada "vida".

Por exemplo: Um "mala" ou mesmo um rosário, pode ser interpretado como uma configuração da expressão de vida....o fio ou cordão que une todas as contas é a representação da vida infinita, eterna... e suas
contas a expressão dessa mesma vida na matéria ou fóra dela... portanto, se temos esta percepção de "Vida", a "Morte" será nada mais do que uma qualidade da matéria (um momento a serexperienciado) e consequentemente após este estado, a "Vida" continua tranquilamente nos oferecendo experiências sempre Divinas.

A morte é uma Ilusão !!!!!

Esse estado de morte sempre acontece em nossa vida quando necessitamos de "Justiça". Ela , a morte, nos iguala á todos !!!! No final colocarei uma "Oração a Morte" e vocês verão quanto ela é magnífica,
nos libertando de tudo quanto nos aprisiona e nos deixando novamente livres para continuarmos nossa caminhada pela "VIDA".

O que existe após a morte? Nada, se tua expressão de vida antes dela foi privada de Amor e consequentemente separatista, e Tudo, se tua expressão de vida antes dela foi nutrida no Amor e consequentemente Unitiva. Isto não quer dizer que, áquele que se privou de Amor estará fadado a sucumbir, NÃO, pelo contrário, sempre será dado á este ser a oportunidade de reaver estes conceitos através de suas experimentações através de inúmeras manifestações na matéria física e é exatamente aqui que entra a grande benevolência da Inteligência Cósmica que nos proporciona a oportunidade infinita da rematerialização (conhecida popularmente como reencarnação), tornando-se então uma Unidade Consciênte com o TODO, podendo alcançar o estado de "Tudo" e gozar do estado de "Glória" que nos propõe a expressão hinduísta que morte é um "Maha-Samadhi" ou seja, um estado concencial de supremo êxtase.

Obviamente que todo este processo é seguro e está protegido pelo Dharma (lei) que rege nosso Universo... é de um mecanismo simples e ao mesmo tempo inteligente, que não cabe aqui dissertar, pois é muito vasto e cobraria de nós tempos infindáveis de estudo, mas acredito que em resumo é isso.

Chegando neste plano de Consciencia, podemos gritar aos mundos de uma forma triunfante a máxima do Hinduísmo: EU SOU TU, TU ÉS EU, NÓS SOMOS "OMMMMM"......

Mais um exemplo bem popular: Para os que gostam de futebol. A sua vida é um jogo de futebol no estádio, após 90 minutos o jogo acaba. Se seu time ganhou, você sai em "glória" se não, é a morte pra você, e assim você esperará ansiosamente pelo próximo jogo . Mas independente do resultado da partida, sua vida continua... logo, sua vida NÃO é o jogo em si, por isso ela (vida) continua eternamente... até você ganhar em conciência (largamente no placar) e experenciar o estado de "Maha-Samadhi" para continuar vivendo já numa outra esfera torcendo até para outra modalidade de esporte.

Concluindo: O que existe após a morte?
Resposta: Vida contínua.....

ORAÇÃO A MORTE

Divina ilusão:
Mãe Augusta e Providencial de todos os Seres,
És a Suprema Fonte da Vida e da Justiça.
Em teu fecundo seio todas as coisas se purificam, todos os destinos se
renovam, na celeste apoteose da Evolução.
Tenebroso fantasma dos maus, doce miragem dos Santos,
És a obra mais bela da Natureza, a mais sublime manifestação da Verdade.
Ante tua esfinge translúcida e calma, a inteligência dos sábios se
humilha, o orgulho dos déspotas se abate, a vaidade dos tolos
enlanguesce, a prepotência dos fortes se envergonha e a ignorância
dos simples se ilumina.
Tens o poder milagroso de transformar lama em diamantes, de converter
estrume em flores lindas, de transfundir nebulosas em estrelas.
Sob teus pés a História dos séculos dorme o sono eterno e insensível,
entre cinzas de impérios fabulosos e escombros de civilizações que a
voragem do tempo consumiu...
Tronos veneráveis que pareciam perpétuos ruíram fragorosamente ao
sopro frio de tua gélida presença...
Organizações imponentes, cidades faustosas, tesouros inestimáveis
desapareceram ao leve impacto de tua passagem...
Reis dominadores e cientistas célebres, filósofos geniais e artistas
talentosos debruçaram, obedientes, em teu manto de trevas abismais...
Apaziguando os ódios e as agonias dos homens, és como a escuridão das
cavernas, como o silêncio dos bosques virginais ou como a imensidade
reluzente dos desertos ensolarados...
Sincera Amiga e Piedosa Irmã!
Continua a acender nas almas tristes a centelha bendita da esperança.
Espalha as tuas cariciosas consolações nos lares entenebrecidos pelas
sombras aviltantes da discórdia.
Abranda os desesperos ocultos dos ricos angustiados e alivia as
aflições ostensivas dos pobres ambiciosos.
Enxuga as lágrimas ferventes dos que choram a ingratidão e a injúria,
e dulcifica o sofrimento dos que padecem o calor causticante dos
remorsos tardios.
Diminui os infortúnios da Terra...
Cumpre tua missão indefinível como um Anjo de Paz e de Amor.
Sobretudo, perdoa à Humanidade egoísta e ignorante.
Desculpa, também, aqueles que se rebelam contra a tua realidade.
Eles não sabem que não existes....

Nazareno Tourinho



Judaísmo

Rabbi Misha´El Yehudá Ben Yisra´El – Compartilhador da Sabedoria dos Místicos que desceram da Carruagem Divina (Iorei Edey Ha-Mercavá)”.

Está escrito no Zohar Sagrado: Quando o corpo físico morre, a alma viaja por um túnel até a mística terra de Hebron. Ela entra pelo lugar secreto chamado de “Macpelá – A Caverna dos Patriarcas” que é a passagem para o Jardim do Éden deste mundo. Ela (a alma) vê então a luz de uma brilhante chama ardente, e após ela a figura de Adam, e se olhar para a figura de Adão, ela não poderá voltar à vida. Se ela passar por Adão, na entrado do Jardim existe um Cheruv (Querub) com uma espada de fogo giratória, que muda de julgamento para misericórdia e vice versa. A alma que não cumpriu sua missão na terra entra na espada giratória e deve voltar a este mundo. Ela será reencarnada.

Este segredo reside na metáfora do Profeta Jonas (Yonáh). A alma que está sob julgamento divino deve voltar a este mundo. “Veio à palavra de Hashem (D´us) a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Vai à grande cidade de Nínive... (Jonas 1: 1 & 2)”.

Jonas corresponde à alma e a cidade de Nínive ao corpo do pecador onde ela encarnará. Mas Jonas queria fugir da justiça divina e achou uma embarcação no porto Jaffa (Yafá) com destino a Tarshish (verso 3). A embarcação alude ao corpo do bebê que flutua nas águas do útero materno, e por isto está escrito: Lançou o Eterno um forte vento sobre o mar... (verso 4).

O processo de reencarnação ocorrerá até o “Gmar Tikun (correção/karma final)” quando então haverá a ressurreição. O Zohar explica que cada um ressuscitará com as doenças e feridas com as quais morreu, para em seguida serem curados e absorvidos pela imortalidade. Este segredo está na metáfora do “Vale de Ossos Secos” contada no Livro do Profeta Ezequiel capitulo 37: “Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR (versos 5 & 6)”.

O agente que provocará a ressurreição dos mortos é chamado “Tal (Orvalho)” que é o liquido divino que reside no crânio do Sagrado Ancião (Atiká Qadishá), bendito seja Ele, que gotejará no “Osso Luz (o único osso que não se decompõe no corpo humano)” que é a semente para a ressurreição, e por isto o Apostolo dos Cristãos disse: “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? 36 Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. 37 E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. 38 Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo (Iº Coríntios 15: 35, 36, 37 & 38)”. E como sabemos que a “Cabeça do Sagrado” é cheia do “Orvalho da Ressurreição?”. Está escrito: “E eis a voz do meu amado que está batendo: abre-me, minha irmã, meu amor, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho... (cânticos de Salomão 5:2)”.

Isto é o que nos aguarda após a morte! - Sh´lamá Rabá (Paz Elevada).



Espírita

Além da Vida

José Sola - Autor e Pesquisador espírita

Após a vida do corpo físico, há ainda a vida, sem grandes mudanças, pois seremos depois da morte, o que fomos em vida material.

Quando nos demoramos presos às paixões torpes, as ilusões e as fantasias vamos para o Umbral, ou ficamos perambulando aqui pela terra; quando vivemos a criminalidade nas suas variadas formas de manifestar-se, vamos para as trevas, ou inferno, como queiramos entender; e, quando praticamos a caridade, amamos e respeitamos o semelhante, a vida, vamos para regiões felizes da espiritualidade, que é o paraíso ou céu das diversas religiões.

Projetamos-nos depois da morte, através da lei vibracional, por sintonia, a regiões em que se demorem mentes sintonizantes com a nossa, não há como fugir a este principio.

E confirmam-se as palavras de Jesus, quando nos disse, o céu ou inferno, esta dentro de vós mesmos.
Nós nos esqueçamos, entretanto que a vida pós morte, não é uma abstração, é vida real, é vida em uma outra dimensão.

Temos colônias de assistência aos espíritos necessitados, com hospitais, com fonte de águas, com alimentação para os espíritos que ainda carregam a influencia da matéria, e necessitam de alimento, enfim, tudo o que temos na terra, mais aperfeiçoado.

Nas trevas existem organizações sombrias, apropriadas a atender as entidades cujas mentes, administram o terror e a criminalidade.

E em regiões felizes, em que se demoram os Avatares Divinos, Anjos ou Arcanjos, espíritos superiores, existem construções maravilhosas, contendo tudo o que nós possuímos na terra, e muito mais; existem laboratórios de pesquisas e analises, aparelhos apropriados a pesquisas no campo fenomênico da vida, e, evidentemente outras realizações que ainda não podemos conceber.

Após a vida existe a vida, pois a morte é apenas um momento transitivo do eu eterno, no caminho da evolução; o que é o nascimento, nada mais que a energia condensando-se, para servir de instrumento ao espírito, o que é a morte, não é outra coisa que não, a matéria que se desintegra, liberando o espírito para sua caminhada ascensional, vivendo momentos outros de ser.

Eis uma breve síntese, do que exista depois da morte, limitada contudo porque não nos é possível fazer uma ilação, em âmbitos em que a vida é ainda mais grandiosa, e este campo vai ao infinito, pois a evolução é infinita.

Fonte: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...