Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 4 de outubro de 2011

São Francisco de Assis - Protetor dos Animais


No dia 4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1182.

Conheça a vida de São Francisco de Assis nesta postagem de 4 outubro de 2010, clicando no link abaixo. Para minha surpresa, com 9.952 acessos (até momento desta postagem), é o campeão do Hora Cósmica.

http://horacosmica.blogspot.com/2010/10/sao-francisco-de-assis.html


Considerado o padroeiro dos animais. De fato, é comum encontrar nas sedes das entidades de proteção animal imagens do santo italiano. Por sua relação de amor e respeito aos animais, a data serve também para comemorar o Dia Mundial dos Animais.
Ele tinha uma relação muito especial, de muito respeito com os animais. No Cântico das criaturas, São Francisco de Assis louva a Deus por todas as criaturas, o sol, a lua, as estrelas... Há alguns anos o Papa João Paulo II decretou São Francisco de Assis como o padroeiro da ecologia, pelo reconhecido amor a todas as criaturas.

Francisco de Assis foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228. Em comemoração à data, durante este mês várias entidades de proteção animal organizam eventos sobre bem-estar animal e cerimônia de bênção aos animais.

Ao analisar a relação homem-animal ao longo da história da humanidade, percebemos que muitos erros e atrocidades foram cometidos contra os animais, por falta de conhecimento, pela ganância ou em nome de tradições culturais. Com o desenvolvimento de estudos, análises e teorias sobre comportamento animal, o homem passou a modificar sua postura, pois percebeu que os animais também sofriam e sentiam medo, dor e angústia. Isso aconteceu graças ao trabalho dos cientistas e estudiosos do comportamento animal e dos defensores de animais - pessoas que, mesmo sem nenhuma formação acadêmica, lutam pelos direitos dos animais, tirando-os das ruas, protegendo-os, criando e cuidando de abrigos.

Ainda hoje vemos situações que não podem ser aceitas sem pelo menos o sentimento de forte indignação, abrigos superlotados com animais abandonados à própria sorte por seus donos, maus-tratos, envenenamentos, venda ilegal de animais silvestres, rodeios, touradas, farra do boi, ursos torturados na China, circos, feiras de animais sem controle sanitário, uso de animais em testes para cosméticos, projetos de lei que perpetuam os maus-tratos e uso em experiências científicas.

Por isso, vamos aproveitar a data para refletir por alguns instantes sobre tudo aquilo que devemos aos animais, sobre todos os erros cometidos até agora. Existe um caminho a ser seguido, que é o respeito a todas as formas de vida, tanto aos aspectos mais básicos, como abrigo e alimentação, quanto ao direito a afeto, liberdade e à vida. (fonte:JornalPontofinal-MG)

Oração aos animais

Meu São Francisco de Assis
Protetor dos animais
Olhai por nós que rogamos
Vossa benção e muita paz.

Olhai os abandonados
Sofrendo agruras nas ruas
E os que puxam carroças
Açoitados nas ancas nuas.

Pelos pobres passarinhos
Que não podem mais voar
Presos em rudes gaiolas
Só porque sabem cantar.

E as cobaias de laboratório
Que sofrem dores atrozes
Em experiências terríveis
Que lhes impõem seus algozes.

Olhai os que são perseguidos
Sem piedade nas florestas
Só por causa da ambição
Dessas caçadas funestas.

Pelos animais de circo
Que não têm mais liberdade
Presos em jaulas minúsculas
À mercê de crueldade.

Olhai os bois de rodeio
E os sangrados nas touradas
Barbárie e crimes impostos
Por pessoas desalmadas.

Pelos que têm de lutar
Até a morte nas rinhas
Quando o homem faz apostas
Em transações tão mesquinhas.

Olhai para os que são mortos
Nos macabros rituais
Em altares religiosos
Que usam sangue de animais.

Meu bondoso protetor
Oro a vós por meus irmãos
Para que sua dor e tristeza
Não sejam sofrimentos vãos.

Por: Ivana Maria França de Negri



 Ivana Maria França de Negri
Professora, poetisa e escritora.



"...o
coração
dita
e
a
mão
escreve..."

7 comentários:

  1. Oi Ivana, prazer conhecê-la. Estive por aqui e gostei de seu blog. Um abraço e fique bem.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amiga.
    Obrigada pela visita e comentário.
    Beijos.
    Sô.

    ResponderExcluir
  3. oi passei aqui no seu blog adorei trenho tres cachorras que sao tratadas como fihas sao uma cofap a nanuska com 04 anos , uma fox paulistinha a nina com 04 anos e uma golden retrivier a nel que esta completando 01 ano hoje 04/10/2012 sao tudo pra mim e meu marido bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Que você e seus bichinhos sejam abençoados por São Francisco de Assis.
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá, estou procurando consolo pelo meu cachorro que morreu ontem, um schinauzer gigante com apenas dois aninhos, que é o meu filho, amo muito ele e esteamor é recíproco. Ele me protegia, me seguia pela casa, me rodeava o tempo todo e nós conversavamos o dia inteiro. eu o chamava de meu filho e ele atendia na hora, pedia massagem, deitava em meu colo, me consolava quando eu estava triste. O nome dele é Fred. Meu Fred querido, que se foi ontem, virou uma estrelinha. Peço a São Francisco para que cuide dele pra mim onde quer que ele esteja, pois quando ele estava comigo também pedia a proteção de São Francisco para ele. A saudade é a maior que já senti, e a falta dele me esmaga o coração. E o pior é que isso parece banal para pessoas que não gostam de animais, mas só quem convive com uma criarura tão inocente e amiga é quesabe o quanto eles são importantes em nossa vida. Peço também suas orações para que ele esteja aos cuidados de São Francisco de Assis, assim como tantos outros animaizinhos que já partiram, e que a dor que eu sinto agora se transforma em eternas saudades. Obrigada! Lilian!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian.
      Amiga, sei como está seu coração... Mas, a única coisa que posso te dizer é que vai passar essa dor. Tenha paciência contigo mesma. Se tem vontade de chorar, chore. Depois, daqui um tempo vai ser muito bom lembrar das coisas que seu filhinho de pelo fazia, você vai rir lembrando das traquinagens, das manhas, das brincadeiras preferidas... Amiga, a vida é assim. Temos que ser fortes e aguentar os trancos e saber que na verdade não temos nada, nem pessoas nem animalzinhos. Eles são nossas companhias por um tempo. Feliz daqueles que sabem aproveitar esse tempo com aqueles que realmente amamos. Mas, tenha certeza que o Fred ficará bem onde ele estiver. Sei que existe uma inteligência divina que cuida dos animais e o Fred está sendo cuidado e feliz porque levou o amor que você dedicou a ele.
      Fique bem, fique em paz.
      Beijos.
      Sô.

      Excluir
    2. Obrigada por suas palavras de conforto.
      Sei mesmo que é assim. beijos. Lilian!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...