Pesquisar este blog

Translate

sábado, 29 de outubro de 2011

Nuvens no Céu - Mente em si, não existe

Foto: Caças e nuvens em 7 de Setembro de 2011 (Crédito: Hora Cósmica)

"...Mente e Corpo não Existem.
Tudo o que Existe é Consciência..."

"...A mente em si, não existe.
Ela também é Consciência… Adulterada, em confusão..."

 
Identificado com o corpo e com a mente, você ignora a sua própria natureza. Nessa ignorância, está o sofrimento. Quando você não faz vista-grossa para a sua natureza, que é Observação, você não mais se identifica com a forma.

É uma questão de percepção. Ou você se identifica com a sua natureza ou com a forma, com o corpo e com a mente. Identificado com a forma, você se reconhece como sendo as nuvens que passam. No entanto, o céu não deixa de ser o céu, ainda que ele pense ser as nuvens que estão passando. Clareza acontece quando isso se resolve internamente.

Por que estou dizendo isso? Porque quando você se identifica com a forma, com a nuvem, você teme a morte. Aliás, você teme um monte de coisas. Você sofre de apegos e desapegos. Liberdade acontece quando você repousa na sua natureza, na Observação que você é.

Sofrimento é ignorância de si. Na verdade, não existe sofrimento. Quem sofre é o corpo e a mente. E estamos aqui para investigar o fato da mente e do corpo não existirem. E, se você entende, essa percepção aniquila toda e qualquer carga decorrida da forma. A verdade é que só existe Consciência! Observação é tudo o que existe.

Permita que isso seja acomodado em você: as nuvens vêm e vão sem causar o menor transtorno ao céu. O céu continua o mesmo, ileso.

Essa é a Natureza do teu ser. Isso é você! Você permanece ileso. Ainda que alguém o machuque, ainda que alguém o elogie – tudo isso está acontecendo na periferia –, você permanece, apesar de qualquer coisa, imparcial.


Há uma chance de esclarecer e realizar isso. É o que chamam de iluminação. De repente, torna-se transparente que ela não existe. E a única coisa que você pode fazer por essa realização é ouvir o que está sendo apontado em Satsang(*) e elaborar internamente, ao ponto máximo de compreensão. Porque se houver uma mínima confusão, você não irá fazer investigação nenhuma.

Portanto, pondere: mente e corpo não existem. Tudo o que existe é Consciência.

Consciência ignorante de si mesma é mente. Consciência reconhecendo a si mesma é não-mente. E isso não é um acontecimento, é algo que está presente, aqui e agora.
Satyaprem

Fonte: satyaprem

Nota (Hora Cósmica): (*) Satsang é uma palavra Hindu que significa, "em companhia da verdade".
Sat = verdade. Sang = companhia.
O satsang é um encontro que visa criar um ambiente propício para meditação e outras práticas espirituais que promovem o bem-estar e o desenvolvimento da devoção, independentemente de religião ou credo. Uma associação com o Sábio ou mais popularmente, encontro com a Verdade. Através do encontro entre um Sábio realizado e um buscador sincero, o entendimento último pode vir a acontecer. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Satsang e http://www.ammabrasil.org/satsangs/index.htm

Satyaprem: Nascido no Rio Grande do Sul, Brasil, teve o seu primeiro contato com o mestre iluminado Osho ainda no início dos anos 80, de quem recebeu o nome Satyaprem, que significa "Amor pela Verdade". Estudou Jornalismo, se dedicou à Fotografia, Pintura e Poesia; publicando em 1983 seu primeiro livro - "PA" -, editado por Paulo Coelho, no Rio de Janeiro. Por aproximadamente vinte anos, esteve voltado ao trabalho com Terapia e Meditação, atuando no Brasil, Europa e Índia como parte da equipe de terapeutas da Multiversity da Osho Commune International. Em 2000 lhe foi revelado o "fim da busca" e, desde então, Satyaprem invoca o despertar das pessoas para sua natureza original, compartilhando o "Encontro com a Verdade" (Satsang) através de palestras e retiros, além dos livros que trazem trechos desses encontros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...