Pesquisar este blog

Translate

sábado, 31 de março de 2012

COMO IDENTIFICAR UM ILUMINADO

HOW TO IDENTIFY AN ENLIGHTED PERSON


Você seria capaz de reconhecer um iluminado caso se encontrasse com um? Já pensou que pode haver iluminados vivendo muito próximo a você, talvez, na mesma rua, bairro, cidade ou país? Mas, como reconhecê-los? Existe algum “critério infalível” que nos permita reconhecê-los? Será que os autoentitulados iluminados o são realmente? Todos os iluminados tem grandes missões no mundo assim como Buda, Cristo e outros mais? Não seria importante refletirmos sobre essas questões?

Primeiramente, temos que definir o que se entende por "Iluminados". Iluminado é aquela pessoa que compreende claramente a essência das coisas. É aquele indivíduo que sabe diferenciar o que é verdadeiro do que é falso. É que "despertou". Livrou-se do sono da ignorância e ilusão . É o homem que acordou para a Verdade e não vive mais de enganos, ou mentiras. É o ser liberto da dor psicológica e do desejo de ser, não ser, ou vir-a-ser. Vive na Eternidade, na dimensão do Desconhecido, do Atemporal, além das limitações do pensamento e da prisão do EGO.

Sendo assim, pode ser que o Iluminado não se encaixe em nenhuma das nossas classificações mentais ou convenções sociais. A imagem que geralmente se tem de um iluminado é a de uma pessoa desapegada, calma, serena e amorosa. Em geral, despojada dos vícios e imperfeições humanas. Na verdade, tudo isso são imagens estereotipadas, criadas por nossos desejos e idealizações. Estas imagens, podem ser fantasiosas e , em alguns casos, podem não corresponder à realidade.

JESUS MEDITANDO

Começando por Jesus Cristo, percebemos que ele era, aparentemente, uma pessoa absolutamente comum. Nós, muito provavelmente, não seríamos capaz de identificá-lo como sendo um Avatar. Não havia sinais externos. A Bíblia nos informa que "nem mesmo seus irmãos criam nele” (João 7:5 ). Ou seja, mesmo as pessoas mais íntimas, que conviveram com ele, viram nele algum sinal que o identificasse como um ser superior. Além disso, Jesus manifestou em sua vida terrena, muitas das características humanas consideradas “imperfeitas” tais como raiva, tristeza, solidão, dor, sede, fome etc. Enfim, dificilmente Jesus se encaixaria em qualquer dos nossos padrões estereotipados sobre os iluminados.

Buda, talvez, seja o que mais se aproxima da imagem estereotipada que se criou sobre ele. Isso se deve, provavelmente, por sua postura meditativa e serena . Todavia, resistimos à idéia de que Buda poderia ter manifestado quaisquer dos defeitos humanos - após seu despertar. Como se em um simples click, ele tivesse se tornado perfeito. Essa noção apenas serve para fortalecer o mito – que muito interessa às religiões organizadas de que seus mestres e fundadores eram divinos. Afinal, não se coloca fé no que é humano, mas apenas no que é celestial.

Buda vivido por Keanu Reaves

Mas, obviamente o mito não é o real. Buda era uma pessoa comum e não deixou de sê-lo após sua iluminação. Muita gente quer elevar o estatus de Buda ao de um deus, mas ele foi tão humano quanto todos nós somos. Ou tão divino quanto nós também somos. A diferença talvez esteja no grau de percepção desta verdade. Considerar Sidarta Gautama um ser além de todos os defeitos humanos é destruir o cerne do seu próprio ensinamento e missão : provar que todas as pessoas são budas em potencial . Se não podemos nos tornar o que ele se tornou, nem alcançar o que ele alcançou então qual é o sentido de sua vida e missão? Mas se já somos budas em potencial então tudo muda. Mas esta ideia não parece agradar às igrejas, nem às organizações religiosas. Se já somos Budas, por que haveremos de ir às igrejas? Por que haveremos de seguir os monges, os padres e os lamas? Mas, sabemos que muitas pessoas preferem seguir a terem que "descobrir". Muitos se refugiam na imagem estereotipada do salvador como forma de amenizar sua dor, alcançar uma graça ou resolver seu problema. Mas Buda nos ensinou que o refúgio está dentro de nós mesmos. E que a libertação não está nas religiões, nem nos livros, nem nas orações, nem nos gurus, mas na compreensão da verdade sobre si mesmo e a vida.

O fato é que não temos elementos suficientes para analisar se tudo o que se diz sobre Jesus e Buda foi, assim, de fato. Muitos de nós apenas cremos que assim o foi baseado na autoridade das religiões e tradições . Mas o próprio Buda alertou-nos para não crermos na fé das tradições, nem no testemunho de sábios antigos, nem em coisa alguma só porque foi dita e repetida por muita gente. Ou seja, temos que considerar a crença como crença. E a verdade como verdade. E o certo é que não temos como atestar se uma crença é verdadeira ou não. Do contrário, não seria crença. Mas, isso não significa que não podemos fazer conjecturas. Ou levantar hipóteses e dar opiniões. Afinal, crer ou não crer é algo muito, muito pessoal.

Se não temos como sondar os grandes iluminados da antiguidade, resta-nos procurar iluminados mais contemporâneos. Alguns deles, tiveram sua vida, obra e atitudes amplamente registradas. Isso nos confere maior exatidão na busca de saber se nossos estereótipos e imagens, correspondem à realidade ou não. Analisemos abaixo alguns mitos e verdades sobre os iluminados:

· Todo iluminado é pobre.
Mito.
Por definição o iluminado não tem apegos nem ao luxo nem à pobreza. Pode ser extremamente pobre como Ramakrishna e Ramana Maharshi. Pode ter uma vida modesta como trabalhador ou exercer uma profissão, como Lahiri Mahasaya e Sri. Yuktéswar. Ou levar uma vida de classe média alta, como Krishnamurti. Este último, apesar de gostar de carros, morar em casas bonitas, usar roupas elegantes e frequentar bons restaurantes, não considerava-se dono dessas coisas. Não andava com dinheiro e dizia que tudo que precisava era um lugar para dormir, roupas para usar e comida para se alimentar.

Nisargadatta Maharaj

· O Iluminado não tem vícios, desejos, nem defeitos.
Mito. O vício está ligado ao corpo. Sri. Nisargadatta Maharaj fumava e também comia carne – um hábito considerado pecado mortal pelos conservadores hindus. Krishnamurti, apesar de não ser hindu, era vegetariano, não fumava e não bebia. Todavia, chegou a manifestar desejos carnais, pois teve um relacionamento amoroso com Rosalind Willians Raja Gopal- esposa de seu secretário particular. Isso foi revelado em um livro lançado pela filha de Raja Gopal , Radha Sloss “Lives in the Shadow With J. Krishnamurti”- ainda sem tradução para o português. Este fato não foi desmentido nem por sua biógrafa, Emily Lutiens, nem pelas Fundações que o representam. Para mim, isso não foi motivo de escândalo. Pelo contrário, fiquei satisfeito em saber que ele era tão humano quanto nós e que também teve seus defeitos e deslizes ao longo do seu "processo". Além disso, está coerente com seus ensinamentos, pois nunca pregou a castidade, nem a repressão dos desejos biológicos. O iluminado não é um ser “celestial”, “infalível” , ou “perfeito” - K. quebrou este mito. É bom saber que eles passaram por um processo de desenvolvimento e maturação, como nós estamos passando. Isto nos serve de motivação para buscarmos nossa própria Iluminação. Além do mais, K. nunca se arvorou em santo, ou casto ou qualquer outra coisa. Sua fala era que não importava quem era o orador, e sim se o que ele ensinava era verdadeiro ou não.

Ramakrishna e Sarada Devi

· O iluminado deve levar uma vida casta e renunciada.
Mito.
Lahiri Mahasaya era casado, pai de família e chegou a ter dois filhos. Trabalhava como contador para sustentar sua família e continuou casado até a morte. Ramakrishna também era casado com Sarada Devi.

· O iluminado não tem emoções humanas, não hesita e não se abala com nada.
Falso.
Conta-se que Sri Yukteswar chorou muito quando Yogananda viajou para a América. Jesus agonizou no jardim do Getsêmani, pedindo ao pai para afastar o cálice, libertando-o do drama que estava prestes a viver. É dito também que ele chorou sobre Jerusalém. Krishnamurti demonstrava, com uma certa frequência, impaciência e irritação em público. E, mesmo Babaji, hesitou. Conta-se que ele manifestou o desejo de despojar-se de sua manifestação carnal e pediu a opinião de sua irmã Mataji, esta aconselhou-o a nunca deixar sua forma humana. E assim, ele prometeu fazê-lo – fato descrito no livro Autobiografia de um Yogue.

· O iluminado sabe de tudo.
Outro grave erro.
O iluminado sabe de tudo acerca das ilusões da mente, da libertação e da compreensão da Verdade. Mas, não sabe "tudo". Certa vez Krishnamurti estava no Brasil e alguém da plateia perguntou-lhe acerca de seu próprio futuro. K. respondeu que não era advinho. Temos que compreender que o iluminado não tem a posse e controle de seus poderes. Talvez haja casos específico em que a intuição do iluminado se amplie fazendo-o perceber coisas extrafísicas. Mas, estes casos são raros. Temos que lembrar que nem mesmo Jesus se considerava dono de seus poderes. Tudo vinha do Pai, de acordo com suas próprias palavras.

Babaji

· O iluminado tem poderes.
Em tese sim, mas nem sempre e não necessariamente. Na literatura budista não há um só caso de milagres atribuído a Buda. Nem por isso ele deixou de ser iluminado. Jesus fez muitos milagres. Mas, entende-se que no caso dele, tinha a ver com a particularidade de sua missão. Krishnamurti tinha poderes de cura, mas raramente os usava e não gostava que este fato fosse mencionado. Vários de seus amigos e conhecidos mais próximos testemunharam casos de curas atribuídas a K. Diziam que, na juventude, ele lia cartas antes de serem abertas, percebia auras e ainda tinha poderes de telepatia. Lahiri Mahasaya fez vários milagres, inclusive curou doenças graves. Manifestou ainda: bilocação, materialização e ressuscitação de algumas pessoas. Assim também, com menos regularidade o fez Sri Yukteswar. E Babaji é , em si mesmo, um grande milagre, pois se diz que ele é imortal e não há limites para os seus poderes. Tudo isso foi descrito por Yogananda no livro Autobiografia de um Yogue.

· O iluminado não sonha.
Verdade.
Por definição, o iluminado extinguiu a barreira entre o consciente e o inconsciente. Tudo nele é consciência, não havendo, pois, necessidade de sonhar. Em geral eles dormem pouco e vivem a maior parte do tempo em meditação. Krishnamurti descreve em seu diário que costumava “experimentar certos estados interiores ocorridos durante o sono” (DK-13). Lahiri Mahasaya dormia muito pouco, vivia quase que constantemente em samadhi ou consciência desperta.

· Manifestação da Ananda ou Bem-aventurança.
Verdadeiro. Esse é um dos critérios mais convincentes sobre a iluminação: a manifestação da Ananda ou Êxtases. Grandes místicos cristãos, tais como Francisco de Assis e Tereza de Neumann, viveram seus êxtases místicos. Krishnamurti também. Em que difere os êxtases de K. de um santo cristão ou iogue hindu? Nada. A diferença parece estar apenas em elementos periféricos tais como a cultura , o país, a formação e a sociedade em que cada um viveu. Destarte, Francisco de Assis, revivia a paixão de Cristo e isto se refletia em seu corpo através das chagas. Assim também acontecia com Tereza de Neumann, a estigmatizada católica (AI-394). Um hindu provavelmente teria visões de Krishna ou algum outro avatar. Mas a profundidade e a intensidade dos êxtases eram muito parecidos – senão similares. Foi Sri. Yuktéswar quem revelou a importância deste critério na identificação do estado búdico . Yogananda perguntou-lhe quando ele iria encontrar Deus, seu mestre respondeu: “Pode-se adquirir o poder de controlar o universo inteiro e, no entanto, descobrir que Deus se esquiva. O progresso espiritual não é medido pela exibição de poderes externos, mas apenas pela profundeza da bem-aventurança alcançada em meditação”.

Sri Yukteswar e Yogananda

Por fim, como poderemos identificar um iluminado se não há sinais externos visíveis comprobatórios e definitivos? Jesus disse que pelos frutos é que se conhece a árvore. Mas também alertou contra os falsos profetas que iria, se possível, enganar até mesmo os eleitos. E hoje em dia, há muita mistificação e muitos Avatares fabricados. Nesta selva de enganação, exploração e ilusão, resta-nos sempre usar o bom-senso, a inteligência e a sabedoria para tentarmos identificar os verdadeiros iluminados pois eles, em geral, são reclusos e nunca anunciam quem verdadeiramente são- a não ser por uma missão muito específica ou para atender uma ordem superior.Basta lembrar-nos de Babaji que viveu em reclusão e anônimato nas regiões do Himalayas por séculos ou até milênios . Se não fosse por Yogananda , o mundo não saberia de sua existência.

Mas, porque queremos tanto encontrar um iluminado? Não seria importante analisarmos essa ânsia, essa angústia, esse desejo de encontrá-los, como se eles fossem solucionar nossos problemas e nos dar a paz que tanto precisamos? O Iluminado nada pode fazer por você que você não possa fazer por si mesmo. Quantos pessoas não foram discípulas de Lahiri Mahasaya, Sri Yukteswar e Yogananda e quantos realmente alcançaram a iluminação? Quantas pessoas conviveram intimamente com Cristo, Buda e Krishnamurti e quantos foram realmente transformados? Esses seres são pura luz e amor, mas se nossas portas estiverem fechadas de nada valerá encontrá-los. E eles não forçam a porta do seu coração. Eles batem, se você abrir eles entram com a luz dos seus ensinamentos. Essa luz é que liberta. Não o seguir, não o adorar, mas o viver realmente aquilo que eles ensinam.

Mas, o problema é que há tantas pessoas se autoentitulando iluminados que fica muito difícil para o leigo ou o buscador saber quem é quem nessa história toda. Por isso que Krishnamurti foi tão insistente em sua guerra contra os gurus. Ele sabia que a Iluminação não depende dos gurus. Se fosse assim, coitados daqueles que não tem dinheiro para viajar para a Índia, o celeiro dos grandes "iluminados". Independente disso, todos os mestres sempre foram unânimes em dizer: quando o discípulo está pronto o guru aparece. Não há necessidade de encontrá-los fisicamente. Qualquer coisa pode lhe dá uma luz, um insight, quando você estiver pronto. Pode ser um livro, a vida, a natureza, a família, os amigos, um acontecimento... qualquer coisa.

Lembro-me que Buda não teve guru, Cristo não teve guru, Krishnamurti não teve guru, nem Ramana o teve . Isso não implica dizer, que não existam os verdadeiros mestres. Nem que não seja bom encontrá-los. Mas eles não são essenciais ao seu despertar. Eles não podem despertá-lo por você. Somente você pode fazer isso e ninguém mais. Abaixo descrevo algumas características que podem ajudar na identificação dos verdadeiros iluminados:

O Verdadeiro Iluminado:

· É desapegado, uma vez que ele não tem EGO. Mas este desapego, não é percebido através de sinais externos, pois é interno.

· Não se abala com ter ou não ter desejos biológicos ou carnais. O que ele não tem é o desejo mental ou psicológico. Pode viver uma vida completamente normal, pois sua liberdade é interior e ele não precisa prová-la pra ninguém.

· Pode ter discípulos ou não. Tanto faz . Depende muito de sua missão particular no mundo. Todavia, o verdadeiro iluminado não anda à caça de discípulos, não se angustia por não tê-los, nem anda por aí se autopromovendo.

· Pode manifestar ou não poderes. Ele nem deseja tê-los, nem deseja não tê-los. Mas, em geral, não buscam aplausos ou aclamação pública e evitam demonstrações públicas de seus poderes.

· Vive completamente no aqui-agora, uma vez que o futuro, o presente e o passado são relatividades do mundo da mente condicionada, do qual o iluminado está liberto.

· Em geral, é humilde, e evita reconhecer a si mesmo como um sábio. Não tem arrogância por seu conhecimento, nem manifesta a detestável falsa humildade. Como dizia Lao Tsé: "o sábio cala, quem fala não sabe". Vive em um eterno aprendizado, ensina baseado em sua própria experiência e percepção direta . Pode ser um orador – como Krishnamurti. Ou falar pouco, como Lahiri Mahasaya e Ramana Maharshi.

Para finalizar, penso que bom senso e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Você é o seu mestre. Cristo, a Verdade ou a Luz estão dentro de nós. E devemos nos guiar por ele sempre. Nem sempre os iluminados se tornam lideres espirituais ou gurus. Talvez, sua missão, naquele momento específico seja ficar anônimo. Podem atuar nas áreas da educação, medicina, física, arte… ou podem simplesmente ser seu vizinho ou colega de trabalho. Há um provérbio hindu que diz que apenas um médico pode reconhecer outro médico. Referindo-se ao fato de que apenas um iluminado pode reconhecer outro iluminado. Como um cego pode saber se o outro enxerga? Recuperando sua própria visão não? Sendo assim, o primeiro passo é iluminar-se, encontrar sua própria luz . Enxergar as coisas como elas são. Só então o indivíduo se torna capaz de perceber quem é Iluminado ou não. E então concluirá que essa questão não é assim, lá, tão importante!

Muito Obrigado!

Autor: ALSIBAR (inspirado)


Obs: Pode ser copiado integralmente, desde que, informe-se a fonte.

Referências: (DK) – Diário de Krishnamurti – J. Krishnamurti,Cultrix – São Paulo
(AI) – Autobiografia de um Iogue – Paramahansa Yogananda – Self Realization Fellowship, 2009.
Lives in the Shadow With J. Krishnamurti - Radha Sloss

Você pode baixar gratuitamente o livro em que Mary Lutiens comenta as revelações do livro de Radha Sloss em:



Fonte AQUI


32 comentários:

  1. O Iluminado não existe, porque a própria palavra, "Iluminado", faz conceber que se chegou a algum lugar, a iluminação.Se há uma busca, perdeu-se. A plena consciência já está na pessoa, ou por outra, no ser que ela É.Só quem o sente, pode sabê-lo e não é transmissível. As palavras são impotentes, mas, como tudo é ilusão, escrever não faz mal. Agora, lembre-se: Tudo que se escreve na Internet, não se apaga jamais.LIN DE VARGA

    ResponderExcluir
  2. querida Sô: seu blog é muito rico... adoro seus assuntos... se vc lembrar tb tinha um tecelão na índia chamado kabir ele tb foi um mestre iluminado... possui família filhos e tinha sua busca... muito obrigado por tudo que vc escrve aqui continue sempre e por que não dizer tb que vc é um ser iluminado! um gde beijo no seu coração

    ResponderExcluir
  3. Uma vez estava com Buda, e perguntei a ele o que era preciso fazer para ser um iluminado. Ele me respondeu:

    - "É melhor iluminar do que ser um iluminado."

    ResponderExcluir
  4. Os iluminados ou mestres servem para retirar apenas o falso dentro de você e a partir daí, você se tornar desperto, luz para si mesmo!!! Adorei o texto! Mas esqueceram de mencionar o Osho que em seus discursos uniu o Ocidente com o Oriente!

    ResponderExcluir
  5. É engraçado, de todos os " ILUMINADOS" o único que deu a vida pelos seus foi JESUS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele não deu a vida, ele ensinou o caminho, a morte é um detalhe, como trocar de roupa, av ida é eterna, a morte para Jesus foi uma libertação

      Excluir
    2. Todos deram, amigo. pois internamente eles abandonaram o mesquinho eu. todos morreram como seres individuais. todos viviam para os outros, pois por si só eles ja nao tinham necessidade de permanecerem encarnados.

      Excluir
  6. "O presente é um presente! Um linha tênue entre a "realidade" e o "sonho"! O desafio é ser equilibrista o suficiente para se sustentar nessa maravilhosa linha! O ego, como sempre, a insistente mania de todos nós de brincar de "Deus" e querer dar nomes a tudo e se auto afirmar sempre faz que os capacetes que nos fazem enxergar uma percepção distorcida da realidade continuem colados como máscaras de ferro em nossas cabeças".

    ResponderExcluir
  7. Não creio que algumas das pessoas citadas sejam ou fossem iluminadas. Ainda que pudessem ter grande sabedoria ou vivencia espiritual, algumas delas eram/são meros estereótipos da rica espiritualidade hindu, nada mais que isso. O próprio termo "iluminado" é uma influência daqueles povos, sendo que o correlato utilizado no credo ocidental é a salvação ou, num grau mais elevado, a santificação. Todos sabemos que, assim como Jesus ensinou, "o caminho é estreito"; não há, assim, como admitir que esse ou aquele, inobstante escravo de um vício qualquer, inobstante apegado às coisas da matéria, pudesse ser "iluminado".

    ResponderExcluir
  8. Excelenteee essa materia,adorei saber que tinham vontades, como nós...incentiva o nosso caminho e busca espiritual..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se trata de busca espiritual querida, isso é uma condição mental aguçada, aflorada naturalmente, desculpe-me, mas somos assim!

      Excluir
  9. Este é o melhor Livro que ja li este ano. Na verdade o que nós precisamos saber, sobre ser ou não ser, Jesus Cristo ja o disse e, podemos encontra-lo nos seus santos evangelho. Escritos na Bíblia Sagrada.

    ResponderExcluir
  10. O iluminado conhece a si mesmo, e sabe o quanto sua mente é dominável e tem poder do sentido, da transcendência, a conexão e frequência com o cosmos. Todos nós podemos ser iluminados, apenas devemos perder a cegueira, para ter controle da conversão da energia em matéria ;)

    ResponderExcluir
  11. Bacana. As vezes me pergunto se sou um iluminado, ou avatar, mestre ascendido, ou coisa do tipo. Porque eu vivi o êxtase, eu sei o que é isso, e despertei. Acho. Não tenho certeza, sabe. Tenho muitas dúvidas sobre minhas experiências. As vezes acho que sou louco. Quem sabe? Mas se sou uma coisa destas aí eu te dou duas características que você não citou que eu tenho quando em êxtase ou mesmo quando apenas em comunhão com meu Senhor: amor absoluto e incondicional por Deus(Primeiro mandamento) e um único desejo: que todos os seres do universo tenham a mesma experiência de êxtase pela Graça de Deus. E eu estranhamente me disponho a sacrificar minha felicidade para isso! Vê se pode. Coisa de louco mesmo. Mas cá entre nós apesar de eu ter vivido esta experiência extraordinária que é o êxtase não tenho nada de especial!Montes de gente por aí é muito melhor que eu! Obrigado pela matéria, achei bem bacana. Encontra tua Graça! ;)

    ResponderExcluir
  12. Excelente artigo. Apenas, no item "O VERDADEIRO ILUMINADO:
    É desapegado, uma vez que ele não tem ego."
    Na verdade o ego continua a existir, do contrário, um iluminado estaria morto. Um Iluminado "morre e nasce de novo."

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. UM TEXTO MUITO BOM E PARA MEU ENTENDIMENTO E ALGUNS AMIGOS JA BASTA GRATIDAO E POR MIM ANDAVA A PROCURA E NAO FOI POR ACASO DO NADA ME APARECEU MAIS UMA VEZ GRATA PELO TEXTO

    ResponderExcluir
  15. Não espero que alguém acredite ou não eu só gostaria de ter um entendimento do fato que aconteceu comigo quando era pequeno minha irmã foi no meu quarto me acorda e correu para chamá minha mãe e quando ela chegou tinha uma bola de luz iluminando apenas meu corpo o que pode ser Isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algum efeito extrafísico, bem natural em outras dimensões, lembre-se, tudo é consciência, o que você vê é consciência tornada visível.

      Excluir
  16. Boa tarde não me interessa alguém acredite ou não eu só gostaria de saber mais sobre esse acontecimento quando eu era pequeno minha irmã foi no meu quarto me acorda e correu para chamá minha mãe e quando ela chegou tinha uma bola de luz iluminando apenas meu corpo o que pode ser isso alguém será que pode me dizer?

    ResponderExcluir
  17. Muito bom este texto, fico feliz que tenha sido escrito por inspiração. Li as cartas que cristo enviou no seu retorno em 2001 e elas dizem extamente isso.

    ResponderExcluir
  18. Quero dar uma dica, quanto a iluminados. Os iluminados falaram algo a voce, sem perceber, as palavras fluem ao natural, e se for pata voce a dica voce vai ouvir e vai entender. O iluminado nas fez milagres, como diz o texto, mas o iluminado consegue enchergar alem doque os olhos podem ver, ouve alem do alcance da audicao. Percebe quando ve precisa de algo, algumas vezes nao sabe oque e nem como definir. O iluminado sente, as chamadas vibracoes, sejam positivas ou negativas. E uma pessoa comun, o iluminado diz se cuida, mas nao sabe definir de que, porque quem sabe de voce. Voce mesmo, voce qu sabe seus riscos, suas virtudes. Nao me considero um ilumidado, acredito nao ser. Des de criancas pessoas principalmente religiosas e ate entidades religiosas chegam ate mim, e dizem que sou cheio de luz, isso encomoda a mim. Para concluir, fui ao medico foram quatro consulta, eu queria saber oque tinha de errado comigo, pois nao consigo deprimir, ficar dauqle jeito que vejo as pesoas, reclamando da vida, tristes deprimidas, nao que eu esteja sem sorrindo, pelo contrario, nao sei sorrir, sou cadrrancudo, depois de muitos testes psicos com medico ele diss ser eu normal,

    ResponderExcluir
  19. Existem pessoas que sofrem tanto com a vida. Que ficam iluminados.

    ResponderExcluir
  20. Existem pessoas que sofrem tanto com a vida. Que ficam iluminados.

    ResponderExcluir
  21. Sei que essa postagem tem 6 anos, mas fui trazido a ela.
    Recentemente me descobri iluminado. Porém percebo que ainda tenho muito a aprender.
    É algo realmente diferente saber que não se precisa ser alguém importate, com uma "missão" magnífica ou super sacrificante para ser iluminado.

    É um estado de auto conhecimento.
    Obrigado por essa postagem.

    ResponderExcluir
  22. Eu sou um ser muito iluminado... e minha missão é iluminar outras vidas...
    sejamos todos seres de luz, mas somente quem sabe amar o outro como a si mesmo se torna iluminado!

    ResponderExcluir
  23. Só existiram 12 Iluminados. É o fim da era, 12, fim do ciclo. 1 está encarnado agora. Tem 61 anos. Jovial. Trabalha intensamente. Tem milhares de discípulos, mas é sigiloso. Só aparece pra alguns. Tem deixado obras materiais, todas na área de educação. Suas encarnações anteriores: Sócrates, Leonardo da Vinci, Moisés... é o fim da era. O conheço e vi e senti milagres. E aprendi que nada cai do céu. Temos que suar pra não chorar. Sou educadora e aplico os ensinamentos dele. Basta!

    ResponderExcluir
  24. Talvez um homem que atingiu a verdade possa ser identificado pela sua capacidade de amar as pessoas, animais e o mundo da forma que é, sem críticas, pós sabe que é parte do todo é o todo é ele também.
    Penso que um iluminado não saiba que é iluminado, se soubesse as tentações a que passaram os mestres Jesus e Buda perderiam o sentido.😘

    ResponderExcluir
  25. Bom texto, mas permita-me corrigir alguns detalhes que me pareceram meio deslocados. Não sou nada, apenas tenho boa capacidade de síntese e trato esses assuntos com uma sinceridade até exacerbada que quase não vejo outro fazê-lo igual; sem falsa modéstia. Vamos lá:
    Ao falar de Ramakrishna ouve má fé ou ignorância mesmo, pois Ele realmente foi casado, então seria mito, mas como o título diz: O iluminado deve levar uma vida casta e renunciada - deu-se o entender que Ele não era casto, o que não é verdade, pois qualquer um que pesquisar verdadeiramente a vida Dele saberá que o Bhaktiogue Ramakrishna sempre foi casto.
    O mesmo se dá com Lahiri Mahasaya depois de certa altura de sua vida e/ou filhos.
    Isso é o que não podia passar em branco, o resto são detalhes..
    Ex: Iluminado é um termo genérico e deve haver uma ampla variação de potências dessas "Luzes".
    Tipo: vela, lampada, luminária, refletor, farol, sol, estrelas, etc...
    krishnamurti é tão iluminado como preem baba(bem parecido mesmo...) e osho(não é a toa que esse inspirou aquele). Nisargadatta já é um degrau acima, mesmo com as deficiências acima já descritas, e yogananda e seus Mestres muito mais. Babaji é comparável a Buda e Cristo. E para encerrar Sidarta falou que todos são Buda em "potencial", muito bem, mas ELE era em "cinético", então muito provavelmente NÃO manifestou mais que 1% de seus defeitos humanos após o despertar; que diga-se de passagem não foi num clique, mas a culminação de sabe-se lá quantos eons de evolução espiritual.
    Concluíndo então: como assim não há necessidade de encontrá-Los: pois o que dizer da transformação de Papaji(que já era quase um santo) ao encontrar Aquele que iria iluminá-lo: o talvez maior de todos: Ramana Maharshi.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Pode ser o q vcs comentaram, mas ta uma questão em branco , os senhores acham q se houver os "iluminados" eles vão confirmar q são,acredito em muitas possibilidades,mas nn pretendo descartar nenhuma, quem nem eu ja lie, é um movimento escondido por debaixo dos panos, então nn tem como saber se é ou nn ,alem q pode ta envolvendo direitos políticos, essa e minha opinião"DEUS acima de td sempre....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...