Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 3 de novembro de 2009

As Pirâmides do Mundo - Discovery Discovery Channel

As Pirâmides do Mundo - Episódio 1
As Pirâmides do Mundo - Episódio 1


Este episódio examina a ciência e o papel da espiritualidade nos planos das construções das pirâmides. Gráficos espetaculares mostram que quando se quer construir algo muito alto, precisa-se de uma base mais ampla, que vai se afinando conforme a altura aumenta, ou seja, no formato de uma pirâmide.

As Pirâmides do Mundo - Episódio 2
As Pirâmides do Mundo - Episódio 2



Este programa narra as histórias humanas por detrás das pirâmides, colocando o ênfase num pequeno grupo de pessoas espalhadas por todo o mundo que foram responsáveis por alguns dos maiores feitos da arquitectura da humanidade: as pirâmides. Os espectadores são levados através da raramente vista Galeria dos Falcões, um labirinto de quilómetros de túmulos contendo milhares de múmias, e que constituem o ponto fulcral da história pela procura do túmulo perdido de Imhotep. O conceito de Imhotep foi rapidamente abraçado por outros arquitectos da Antiguidade, e depressa o Egipto se viu repleto de pirâmides.Mas os egípcios não foram os únicos a erguer pirâmides. Chin, o impiedoso imperador chinês, condenou milhões à escravatura a fim de construírem os seus monumentos, enquanto o regente maia Yax K'uk Mo, fundador da cidade de Copan nas Honduras, foi também ele enterrado numa pirâmide, uma estraordinária história que os espectadores poderão aqui ficar a conhecer. Por detrás de cada pirâmide, existe uma personalidade notável, e este programa narra as suas histórias.


As Pirâmides do Mundo - Episódio 3
As Pirâmides do Mundo - Episódio 3


As pirâmides encontram-se um pouco por todo mundo e, embora apresentem notáveis semelhanças entre si, nem todas obedeceram ao mesmo conceito de utilização. Elas tinham com efeito uma grande variedade de usos, e este programa descreve todos eles. Começamos a nossa viagem no início, no Egipto, aonde as pirâmides eram tidas como casas para a eternidade, túmulos concebidos para proteger os Faraós e os seus tesouros para todo o sempre. Mas quando a construção de pirâmides terminou no Egipto, os seus vizinhos núbios, no actual Sudão, adoptaram para si este conceito, introduzindo-lhe no entanto o seu próprio toque pessoal. Seguimos pois para a Núbia e para os exóticos campos de pirâmides de Nuri e Meroe, aonde revelamos um mundo perdido de pirâmides. As pirâmides também têm o seu lado negro, uma particularidade especialmente cultivada pelas civilizações maia e azeteca, que utilizavam esses seus monumentos para aí realizarem sacrifícos humanos. Tendo por base as últimas revelações arqueológicas, incluíndo esqueletos recentemente escavados, este episódio recria assim os últimos dias dos guerreiros sacrificados nestas estruturas no Perú, revelando até os objectos utilizados nestes sacrifícios rituais. Mas nem todas as pirâmides estão associadas à morte, e como prova disso, os espectadores viajam até à ilha de Java na Indonésia, a fim de visitar a enorme pirâmide concebida para levar os peregrinos budistas até um mundo diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...