Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

GALÁXIAS - Diamantes do Universo

Nebulosa Borboleta, fica na constelação de escorpião a uma distância de 3,8 anos luz da Terra.


Credit: NASA, ESA, and the Hubble SM4 ERO Team

O telescópio Hubble, totalmente modernizado, mostrou uma série de imagens de maravilhas cósmicas com incrível nitidez, incluindo uma "borboleta" celestial e um "pilar da criação".
As imagens foram as primeiras capturadas do espaço profundo obtidas pelo Hubble desde que sofreu reparos na missão realizada em maio passado, que instalou uma nova câmera e na qual outros instrumentos científicos foram reparados.
A foto com a forma de borboleta mostra uma nebulosa - nuvem de poeira estrelar e gás- criada pelos restos de uma estrela agonizante que, em algum momento, teve cinco vezes a massa do Sol.
A Nebulosa Borboleta ou as asas da "Bug Nebula" são na realidade o que a Nasa chama "caldeiras de gás" aquecidas a mais de (20.000 graus Celsius) que se deslocam pelo espaço a mais de 965.600 km/h.



GALÁXIA ARP 274


As galáxias na direita e esquerda mostram luzes azuladas, evidência de que estão em rápida formação. Estrelas mais velhas são amarelas. O grupo está localizado na constelação Virgem, 400 milhões de anos-luz de distância da Terra. As duas estrelas brilhantes e grandes no lado direito da imagem são da nossa própria galáxia.


GALÁXIA M104



Essa é a galáxia M104, ela é linda por seu formato e pelos brilhos criados nas “poeiras” em volta dela, é conhecida como a Galáxia do Sombrero por causa do formato. Ela fica a 28 milhões de anos-luz daqui, longe… Só o comprimento dela tem 50.000 anos-luz!


GALÁXIAS NGC 5427 e NGC 5426


Image credit: Gemini Observatory

Astrônomos do Observatório Gemini fizeram essa imagem na constelação de Virgem que fica 90 milhões de anos luz daqui. A ilusão é de que as galáxias estão bem perto uma da outra.

NGC 5427 e NGC 5426 é a sigla dessas galáxias que são na verdade quase gêmeas de tão parecidas. O telescópio usado para a imagem fica no Chile.

As rotações das duas são invertidas, uma roda no sentido horário e outra no anti-horário e interagem uma com a outra, cada uma dessas voltas leva cerca de 100 milhões de anos, é ano demais!


Quinteto de Stephan



Quinteto de Stephan, como o nome indica, é um grupo de cinco galáxias. O nome, entretanto, é um termo impróprio. Estudos têm demonstrado que o membro do grupo NGC 7320, na parte superior esquerda, é na verdade uma galáxia que está a cerca de sete vezes mais perto da Terra do que o resto do grupo.
Três das galáxias têm formas distorcidas, braços espirais e longo, caudas gasosas contendo aglomerados de estrelas inumeráveis.
As cores mostram que o nascimento das estrelas ocorreu em épocas diferentes, que se estendeu ao longo de centenas de milhões de anos. NGC 7319, no canto superior direito, é uma espiral barrada de braços espirais distintos. As manchas azuis no braço espiral no topo de NGC 7319 e os pontos vermelhos logo acima e à direita do núcleo são aglomerados de milhares de estrelas. A maior parte do Quinteto é longe demais, mesmo para o Hubble captar estrelas individuais.
NGC 7320 é 40 milhões de anos-luz da Terra. Os outros membros do Quinteto residem cerca de 300 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Pégaso.
Quinteto de Stephan é o primeiro grupo compacto a ser descoberto em julho e agosto de 2009. A imagem composta foi feita por meio de filtros que isolam a luz da porção azul, verde e infravermelha do espectro, bem como a emissão de hidrogênio ionizado.
Estas observações do Hubble são parte do Hubble Servicing Mission 4 Early Release Observations.
Crédito: NASA, ESA e pela equipe de Hubble SM4 ERO


GALÁCIA M74



Na nova imagem do Hubble da galáxia M74, também podemos ver um conhecimento limitado de regiões brilhantes rosa decorando os braços espirais, estes são enormes. As nuvens de gás hidrogênio, brilho devido à forte radiação de estrelas quentes e jovens incorporados no seu interior; rosa brilhante são regiões de hidrogênio ionizado (hidrogênio que perdeu seus elétrons). Estas regiões de formação estelar mostram um excesso de luz em comprimentos de onda ultravioleta e os astrônomos chamam de regiões HII.
Crédito: NASA, ESA, E The Hubble Heritage (STScI / AURA) -ESA/Hubble Colaboração.


GALÁXIA NGC 1672



A galáxia espiral barrada NGC 1672, mostrando-se grupos de jovens estrelas azuis quentes ao longo de seus braços em espiral, e nuvens de gás hidrogênio em vermelho brilhante.

Crédito: NASA, ESA


DUAS GALÁXIAS SE FUNDEM



Telescópio Espacial Hubble capturou um espetacular par de galáxias envolvidas em uma dança celestial. Localizado a 300 milhões de anos-luz na constelação Cabeleira de Berenice. As galáxias colidindo foi apelidado de "Os ratos" por causa da longa cauda de estrelas e gases provenientes de cada galáxia. Também conhecido como NGC 4676, os dois irão se fundir em uma única galáxia gigante.
Crédito: NASA, Holland Ford (JHU), o ACS Science Team e ESA.


GALÁXIA NGC 1097



Galáxia NGC 1097, buraco negro cercado de estrelas é fotografado por teléscópio espacial.
A imagem capturada pela agência espacial americana impressiona por sua semelhança a um grande olho estelar.
Trata-se, na verdade, de uma galáxia localizada a 50 milhões de anos luz da Terra. Sua forma espiral é como a da nossa Via Láctea, e o “olho” ao centro é, na verdade, um gigantesco buraco negro cercado por um anel e longos braços de estrelas.
Nomeada de NGC 1097, a galáxia foi fotografada pelo telescópio espacial Spitzer. Na imagem, feita em infravermelho, a luz com menor comprimento de onda é capturada em azul, enquanto as mais longas aparecem vermelhas. Os braços em espiral da galáxia e os raios agitados vistos entre eles, todos na cor vermelha, mostram poeira aquecida pelo nascimento de novas estrelas. Populações mais antigas de estrelas espalhadas pela galáxia são azuis.
Segundo a NASA, o anel em volta do centro está borbulhando com a formação de novas estrelas a uma taxa bastante alta. Se comparado ao buraco negro localizado no meio da Via Láctea, que possui a massa de alguns milhares de sóis, este é gigantesco. Com cerca de 100 milhões de vezes a massa do nosso Sol, ele se alimenta de gás e poeira. Algumas teorias afirmam que ele pode se acalmar e eventualmente entrar em um estado mais dormente, como acontece com o buraco negro da nossa galáxia.
O ponto azul de destaque à esquerda, que parece ter se encaixado entre os longos braços vermelhos, é uma galáxia companheira, que tanto pode ter “cavado” um espaço ali no meio, como pode ter se alinhado com a área livre deixada entre os braços. Os outros pontos na imagem são estrelas próximas na nossa galáxia ou imagens de galáxias distantes.
(Fonte: Info Abril)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...