Pesquisar este blog

Translate

sábado, 27 de novembro de 2010

O QUE É E COMO MEDITAR


Mensagem IX
30 de outubro de 1932
Saint Germain

Uma das coisas que as pessoas e mesmo os estudantes sinceros mais precisam atualmente é de sentir a necessidade de dedicar algum tempo à meditação, pela manhã e à noite, de silenciar a atividade exterior para que a PRESENÇA interior possa manifestar-se sem obstáculos.

Meditar significa, na realidade, sentir a PRESENÇA ativa de DEUS. Por conseguinte, quando alguém pretende entrar em meditação, não pode arrastar consigo as perturbações que o afligem durante o dia. Por isso, afastem deliberadamente do sentimento e da atenção todas as coisas perturbadoras e meditem para sentir a PRESENÇA de DEUS e não para rememorar suas preocupações. A afirmação “Conheça a verdade e a ela o fará livre” já demonstrava o reconhecimento e a aceitação da atividade poderosa da PRESENÇA de EU SOU.

Primeiramente considere: “EU SOU é o princípio fundamental e a certeza absoluta de liberdade, a cada instante”. Em seguida, afirme: “EU SOU a PRESENÇA ativa, governando com perfeição cada manifestação em minha vida e em meu mundo. Nessa compreensão, EU tenho penetrado na verdade que traz toda liberdade”.

Vou dizer algo que seria até engraçado, se na verdade não fosse sério: Se o seu cãozinho de estimação teimasse em trazer ossos para o seu aposento, você com certeza acharia que ele estava fazendo algo muito impróprio e o repreenderia. Vocês sabem, queridos estudantes da verdade, que quando permitem que sua mente se detenha sobre coisas ou experiências perturbadoras, estão fazendo algo semelhante, aliás bem pior que trazer ossos para o seu aposento? Infelizmente, parece difícil aprenderem a não fazer algo semelhante a reter a água que passou sob a ponte.

Em outras palavras, experiências desagradáveis, perdas, ou quaisquer imperfeições que tenham passado pelo seu caminho até hoje, não devem ser mantidas. São águas passadas – perdoem e esqueçam. De fato, dar e perdoar é divino. Ilustrando: se um grupo de indivíduos se lança num empreendimento e, por falta de compreensão, o empreendimento fracassa ou se desmembra, a causa do insucesso sempre será a desarmonia da atitude mental e dos sentimentos.

Se cada indivíduo, em circunstâncias semelhantes, percebesse que só existe DEUS em ação, conseguiria o mais completo êxito. Assim é a grande lei. Já que o indivíduo possui livre-arbítrio, se ele não controla seus próprios pensamentos e sentimentos, arruína as coisas para si e para os outros.

Todos os que hoje ocupam a forma física já cometeram erros em profusão, pela vida afora. Logo, não se vangloriem, afirmando: “EU SOU mais santo que os outros”. Ao contrário, seu gesto fundamental precisa ser o de apelar à lei do perdão. Se alguém sente ou envia crítica, censura ou ódio contra um outro filho de DEUS, nunca poderá alcançar iluminação ou sucesso, até que apele à lei do perdão. Mais que isso, digam silenciosamente à pessoa pela qual, de algum modo, nutrem sentimentos de irritação: “EU lhe envio a plenitude do amor de meu ser divino para abençoá-lo e fazê-lo prosperar”. Esse procedimento é o único que nos desobriga e liberta dos aparentes fracassos da atividade exterior.

Pessoas que revolvem continuamente suas mentes, discutindo negócios ou projetos que não deram certo, certamente acabam por destruir a si mesmas, se não abandonam esse hábito e apelam à lei do perdão para desligar-se completamente daquela situação.

Conservar uma atitude de vingança contra um aparente mal, imaginário ou não, só fará com que você se torne mental e fisicamente incapaz. “Se você não consegue perdoar, como espera ser perdoado?” Esse adágio maravilhoso e antigo, que perdura através dos tempos, é uma regra das mais importantes para ser aplicada na experiência humana. Seria bom que pessoas e estudantes pudessem perceber como se prendem a coisas desnecessárias e permitem que a mente revolva situações de discórdia do passado, que não podem ser remediadas por meio dos sentidos exteriores!

O que toda a humanidade mais deseja, na realidade, é paz e liberdade, que são eternamente as portas da felicidade. Existe apenas um caminho para se receber essa graça, que é conhecer a PRESENÇA de DEUS – EU SOU – e saber que essa PRESENÇA é a única inteligência em ação incessante em sua vida e em seu mundo. Apóie-se nesse conhecimento e viva nele.

Uma das coisas mais surpreendentes que pude observar, desde que atingi o estado de ascenso, é a idéia distorcida de liberdade, seja financeira ou qualquer outra. Construir liberdade financeira duradoura só é possível sobre o alicerce seguro de, com todas as fibras de seu ser, reconhecer e sentir: “EU SOU a riqueza, opulência, a substância já aperfeiçoada em meu mundo, de toda coisa construtiva que EU possa conceber ou desejar”. Liberdade financeira na realidade é isso. Enquanto tal sentimento é mantido, você seguramente a tem e ela não escapole, EU asseguro.

Por outro lado, o homem pode empregar, intencionalmente ou não, o bastante dessa PRESENÇA divina, “DEUS energia” – EU SOU – para acumular milhões, por meio da atividade exterior mas, em que se fundamentaria sua confiança em conservá-los? Eu afirmo ser impossível a qualquer ser no mundo físico conservar a fortuna acumulada sem estar consciente de que DEUS é o poder que a produz e mantém. Freqüentemente grandes fortunas como que criam asas de um dia para outro, diante de seus olhos. Muitos já foram atingidos por essa experiência mas, mesmo após a aparente perda, se tivessem sido capazes de assumir o sentimento firme e consciente: “EU SOU a riqueza – DEUS em ação – manifestada agora em minha vida e meu mundo”, a porta imediatamente se abriria para receberem de novo a abundância.

Por que digo de novo? Porque haviam criado o impulso e adquirido grande confiança. Por isso, todo o necessário estava à disposição, pronto para uso imediato. Em vários momentos, porém, permitiram a entrada de um grande desânimo, às vezes ódio e censura, o que fechou e trancou a porta a todo progresso subseqüente.

Agora me deixem afirmar, amados filhos de DEUS, que nunca houve nesse mundo uma situação tão ruim, tão desastrosa, que estivesse fora do alcance de EU SOU, a PRESENÇA ativa de DEUS, força e coragem permanente do universo, para restabelecer a liberdade e independência, financeira ou qualquer outra.

Especialmente aos que se abrigam sob esta radiação, digo que caem tronos, governos e fortunas individuais, mas saibam que, se a sua fortuna foi dissipada pela ignorância de entendimento, então a PRESENÇA EU SOU, DEUS em ação em cada um, é o reconstrutor seguro de sua fé, confiança, fortuna e tudo mais sobre o que decidirem dirigir sua atenção consciente. Assim, a poderosa energia interior, que sempre foi o único poder capaz de realizar alguma coisa, pode fluir ao encontro de seu desejo.

Todo indivíduo que tenha experimentado uma aparente perda econômica, precisa imediatamente usar a maravilhosa afirmação de Jesus: “EU SOU a ressurreição e a vida...” (de meus negócios, minha compreensão ou qualquer coisa pertinente).

Digo-lhes francamente, queridos seres, que não há a mínima esperança para vocês, no céu ou na Terra, enquanto persistirem em manter em sua consciência, pensamentos e sentimentos de crítica, censura ou ódio de qualquer espécie, até mesmo a mais leve aversão.

Isso nos conduz a um ponto de importância vital: somente sua própria atividade e seu próprio mundo lhes dizem respeito. Não é de sua alçada julgar seus semelhantes, por desconhecerem tanto as forças que sobre eles atuam como as condições que os cercam. Vocês conhecem somente o ângulo de onde vêem, por isso EU aviso: quem projeta crítica, censura ou ódio sobre uma pessoa inteiramente inocente de qualquer intento de prejudicar alguém, faz pior do que cometer assassinato físico. E por quê? Porque pensamento e sentimento são o único poder criativo e, mesmo que tais pensamentos e sentimentos não cheguem a atingir ou a prejudicar seu alvo, eles precisam retornar e trazer consigo as condições emanadas por quem os projetou e sempre retornam com multiplicada energia.

Assim, aquele quem, mantém pensamentos danosos em relação a um terceiro, na realidade destrói seus próprios negócios, interesses e a si mesmo. Só quando o indivíduo desperta e deliberadamente reverte a corrente, pode evitar tal conseqüência.

Vamos dar um passo à frente! Em todas as épocas tem havido associações em que um ou dois agem com intenção dolosa. Por causa de associações desse tipo, pessoas absolutamente inocentes têm sido acusadas e levadas ao cárcere. Lembro então da lei imutável e infalível, pela qual indivíduos que causam encarceramento de pessoas inocentes, privando-as assim de sua divina liberdade de ação, passarão exatamente pela mesma experiência que desejaram para outrem – mesmo que seja na terceira ou quarta encarnação seguinte.

Para mim, melhor seria ser mil vezes fuzilado do que servir de instrumento para privar qualquer filho de DEUS de sua liberdade. Não há maior crime, na experiência humana atual, que o uso em voga da prova circunstancial, porque em noventa e nove dentre cem desses casos, verifica-se posteriormente ser ela inteiramente falsa. Algumas vezes a verdade nunca é conhecida pela percepção exterior. Por isso, amados estudantes, que os que buscam a luz jamais aceitem julgar outro filho de DEUS.

Suponhamos agora, que alguém que amamos muito pareça estar tomando caminho completamente errado. Qual seria o primeiro gesto, o mais comum do mundo? Pôr-se a julgar e criticar. Você, porém, que reconhece que na verdade nada sabe sobre as particularidades daquela situação, apenas derrama todo o seu amor e silenciosamente diz: “EU SOU, DEUS em ação, é a única inteligência e atividade controladora nesse irmão (ou irmã)”. Permaneça falando silenciosamente à consciência daquele ser, pois essa é a maior ajuda que pode dar a ele.

Muitas vezes, advertir-se verbalmente uma pessoa cria um estado de antagonismo que intensifica aquilo que, com toda certeza, seria extirpado por um trabalho silencioso.

Ninguém, na consciência exterior, consegue saber o que a PRESENÇA de DEUS – EU SOU – naquela pessoa, pretende fazer. Isso é uma verdade vital que, se observada, traria grande paz à existência de todos. Muitas vidas e seus respectivos esforços nos negócios se arruínam por haver, na consciência do indivíduo, crítica, censura ou algum sentimento dissimulado de ódio em relação a outros.

Aquele que quer progredir rapidamente na luz, não deveria jamais adormecer sem ter conscientemente emitido um pensamento de amor a cada pessoa que sinta tê-lo prejudicado em qualquer época. Esse pensamento de amor irá direto como uma flecha à consciência daquela pessoa, porque nada pode detê-lo, lá gerando sua qualidade e poder, que retornarão àquele que o enviou.

Não há talvez um único elemento tão responsável por tantas condições doentias do corpo e da mente, como o sentimento de ódio emitido contra outra pessoa. Não há como descrever a reação desse sentimento sobre a mente e o corpo de quem o projeta, pois o efeito é diferente em cada caso. Seja aqui compreendido que ressentimento é uma forma de ódio, apenas em menor grau.

Um pensamento belíssimo para nele se viver é “EU SOU o pensamento e sentimento criador perfeito, eternamente presente nas mentes e nos corações de todos”. É algo surpreendente. Não só lhe traz sossego e paz como também faz jorrar benefícios ilimitados da PRESENÇA.

Outro pensamento: “EU SOU a poderosa lei da proteção e justiça divina agindo nos corações e mentes de todos”. Você pode aplicar e usar isso com imensa força e poder em todos os casos. Ainda outro: “EU SOU amor divino, impregnando mentes e corações de todos, em toda parte”.

Refletindo sobre isso, você percebe o que foi feito para que este lar se tornasse um centro de radiação da PRESENÇA ativa de DEUS e de repente compreende o gigantismo dessa aplicação. Na vida prática da humanidade, tudo pode ser governado pela PRESENÇA EU SOU e esse uso é a atividade mais elevada possível.

Quando diz – EU SOU – você põe DEUS em ação. Há, porém, muito mais e você o perceberá quando sentir e conhecer quão imenso é o emprego dessa expressão. Experimentem o poder ilimitado de EU SOU para agir nos assuntos deste grupo.

Usem: “EU SOU o poder divino onipotente”. Não existe outro poder que possa agir. Quando diz e sente isso, você libera e desprende a atividade plena de DEUS. Outra afirmação: “EU SOU a memória consciente, o uso e a compreensão na aplicação dessas idéias”. Ao dizer: “a PRESENÇA que EU SOU me veste com meu eterno e transcendente traje de luz”, isso realmente se verifica no mesmo instante.

"A morada secreta do Altíssimo" é essa "PRESENÇA EU SOU". As coisas sagradas que lhes são reveladas não devem ser divulgadas, porque são como pérolas. Saibam sempre: “EU SOU o equilíbrio perfeito de linguagem e de ação em todas as ocasiões”. Assim a guarda estará sempre alerta, porque “EU SOU a PRESENÇA protetora”.

A energia divina está sempre à espera para ser direcionada. Expressar EU SOU é uma atividade auto-sustentável. Ao perceber que não existe tempo, isso acarreta a ação instantânea e sua precipitação logo ocorrerá. Precedendo a manifestação, você sempre sentirá aquela quietude absoluta.

Bênção

Nós te agradecemos, ó poderosa PRESENÇA EU SOU, por penetrarmos em tua morada secreta. Permite que tua sabedoria sempre governe a distribuição de tua luz. Permite que tua sabedoria guarde e dirija continuamente nossas mentes e nossos corpos para que ajam sempre em perfeita concordância contigo. Quando és invocada à ação, ó magnífica PRESENÇA, temos a certeza de estarmos permanentemente preenchidos com tua poderosa energia e de que essa PRESENÇA executa tudo perfeitamente, aonde quer que seja enviada.
NOTAS

Afirmações judiciais transcendentes para quem não está envolvido no caso: “EU SOU a lei”, “EU SOU a justiça”, “EU SOU o juiz”, “EU SOU o júri”.

Sabendo que “EU SOU onipotente”, sei que somente justiça divina pode ser feita ali.

Fonte: "O Livro de Ouro de Saint Germain"
Ponte Para a Liberdade

4 comentários:

  1. Olá, Sô querida,

    Linda esta passagem: em que não há nada tão ruim que não possa ser superado pela presença Eu Sou. Vi sua mensagem sobre o Rio na lista Veg e peço licença para oferecer-lhe, suavemente, um coração de cristal ametista que pousa agora em seu cardíaco.
    Com carinho, Madalena

    ResponderExcluir
  2. Oi Madalena,
    Muito obrigada pelo coração de cristal ametista. Adorei demais!
    Amiga, não lembro de ter deixado comentário sobre o Rio na lista Veg, mas agradeço e aceito de coração a sua oferta.
    Muita Paz!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sô, é que eu "vi" uma "Sô" la lista Veg e, automaticamente, me deu vontade de vir ao seu blog...Se eu tivesse desenferrujado minhas antenas antes - rsrsrs. Mas foi bom voltar aqui para ver seus gatinhos. O Rubi é o mais sábio e pensativo, e o Félix , transborda de amor... Todos são lindos!
    Beijos, obrigada e me desculpe.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Madalena querida.
    Nada de desculpar, isso acontece. Se te contar as confusões que já fiz nestes blogs... rsrsrs...
    Mas valeu, assim ganhei mais uma visita sua e um presente maravilhoso.
    Amiga, acertou em cheio. A Rubi é danada mesmo, mas está sempre pensando no que vai aprontar para os seus maninhos. O Félix, realmente este gato transborda amor. Ele é o elo entre os gatos da casa. É o único que não briga com ninguém, pelo contrário sempre tem uma lambida amiga na cabeça dos outros. Ele passa muita paz e tranquilidade para nos.
    Amo viver rodeada pelos felinos... rsrsrsss...
    Volte sempre que puder, sua energia é muito bem vinda aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...