Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O que causa o estrondo sônico?


Uma forma de se aprender muito sobre estrondos sônicos, é olhando as marolas que os barcos deixam na água. Jogue uma pedra em um lago, pequenas ondas se formaram em círculos concêntricos e se propagam para longe a partir do ponto de impacto. Se um barco atravessa o lago entre 5 e 8 km/h, pequenas ondas irão se propagar da mesma maneira à frente e atrás do barco, e ele irá se deslocar através delas. Se um barco viaja mais rápido que as ondas se propagando na água a partir dele, então as ondas não conseguem sair do caminho do barco com rapidez suficiente e formam uma marola, comumente conhecida como rastro. Uma marola é maior do que uma única onda. Ela é formado por todas as pequenas ondas que iriam se propagar à frente do barco, mas não puderam. Quando um avião viaja pelo ar, produz ondas sonoras. Se o avião viaja mais lento que a velocidade do som (normalmente 1120 km/h), as ondas sonoras podem se propagar à frente do avião. Se um avião voa mais rápido que o próprio som, quebra a barreira do som, produzindo um estrondo sônico no momento em que ultrapassa a barreira. O estrondo é a marola das ondas sonoras do avião.
O avião mais rápido que já existiu foi X-15A2, com uma velocidade de cerca de 7.115 km/h (Mach 6,7, ou seja 6,5 vezes mais rápido que o som). Mas ele não levantava voo sozinho, ele pegava carona num outro avião e era lançado como uma bomba, pois suas asas eram muito pequenas para não resistir ao ar, impossibilitando-o de levantar voo sozinho. Em 2001, a NASA tentou chegar a 10.000 km/h com o X-43A, sem piloto, mas o avião caiu.Fonte.
Todas as ondas sonoras que normalmente se propagariam à frente do avião se combinam. Primeiramente o avião passa e você não ouve nada, mas logo em seguida ouve o estrondo que ondas sonoras criaram. É como estar na margem de um lago tranqüilo quando uma lancha passa a toda velocidade. Não há perturbação na água enquanto a lancha se aproxima, mas eventualmente uma grande onda vinda do rastro se choca com a margem. Quando um avião voa em velocidades supersônicas acontece o mesmo, mas em vez de uma grande onda de marola, você tem o estrondo sônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...