Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 28 de junho de 2011

A comparação


"Estamos constantemente a comparar-nos uns com os outros, com alguém que teve mais sorte, o que somos com aquilo que deveríamos ser. A comparação, de facto, mata. A comparação é degradante, ela perverte a nossa observação. E é no seio da comparação que somos criados.

Toda a nossa educação se baseia na comparação, assim como a nossa cultura. Portanto, existe uma constante luta para sermos uma coisa diferente daquilo que realmente somos.

A compreensão do que somos liberta a criatividade, mas a comparação alimenta a competitividade, a crueldade, a ambição e, pensamos nós, isso gera progresso. O progresso só nos levou até agora a guerras cruéis e à infelicidade como jamais o mundo conheceu.

A verdadeira educação é educar as crianças sem comparação."

J. Krishnamurti, em
"Cartas a uma jovem amiga"

4 comentários:

  1. Grande Krishnamurti, sempre chegando ao cerne da coisa.

    Em não havendo reconhecimento do próprio ser, procura-se no externo algo que preencha a insegurança criada pelo falso eu. Eis que surgem as comparações, que representam essa insegurança.

    Para educar as crianças então seria necessário ensiná-las a reconhecer a si mesmas como são de verdade, assim não haveria insegurança e, por conseguinte, comparação.

    Boa escolha de texto, Sô.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos.
    É verdade. Infelizmente não temos essa educação.
    Amigo, sou muita grata pela visita e comentário.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Sô, estou te mandando um e-mail com uma apresentação do powerpoint muito interessante sobre maquiagem para gatos. Vim avisar, assim você pode abrir sem receios. Abraços. . .

    ResponderExcluir
  4. Oi, Josimar.
    Acabei de ver e enviei resposta.
    Obrigada amigo.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...