Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Parece coisa de filme 'AVATAR'

“El Autana” - A ÁRVORE DA VIDA...


"...Autana, Amazonas, Venezuela - Situado no profundo Estado venezuelano do Amazonas... Diz-se que foi uma gigantesca árvore, onde a vida na terra começou… e que foi cortada por um Deus que pretendia, em vão, acabar com a vida na terra…., foi a chamada guerra entre o bem e o mal…, o bem venceu, mas a montanha foi o que restou da imensa árvore da vida..."


Situado no profundo Estado venezuelano do Amazonas a sul do país, é uma montanha “Tepuy” considerada sagrada para a tribo “Piaroa” e para toda a Venezuela, é o símbolo do mundo antigo, como uma estátua que se ergue para fazer lembrar que é nesta região que se encontram as formações rochosas mais antigas do planeta...

É uma imponente montanha/planalto, com 1300 metros de altitude, ergue-se no bastião da selva venezuelana, intocável, declarada Monumento Natural em 1978, é uma região que deve ser visitada, ficará de certeza deslumbrado com a misteriosa beleza natural. Este monumento natural não pode ser escalado, nem o seu cume pode ser visitado, por ser considerado monumento e sagrado para as tribos da região.



O interior desta montanha é composto na sua grande maioria por quartzo, com grutas onde pode ser observado. Diz-se que foi uma gigantesca árvore, onde a vida na terra começou… e que foi cortada por um Deus que pretendia, em vão, acabar com a vida na terra…., foi a chamada guerra entre o bem e o mal…, o bem venceu, mas a montanha foi o que restou da imensa árvore da vida. A paisagem é de tirar o fôlego, uma vastíssima região selvática, silenciosa e mística, que arrepia pela antiguidade e pelo deslumbre da sua beleza.


Para entrar nesta magnifica região é preciso primeiro chegar à capital do Estado venezuelano do Amazonas, “Puerto Ayacucho” uma cidade/povoação de rasgos indígenas, muito pequena e rústica, mas onde o visitante é recebido de braços abertos e com a simplicidade de um povo que vive abraçado à natureza, uma natureza esplendorosa, com uma biodiversidade única, com sons e cores que prendem até o mais citadino…. Uma viagem de aventura que deve ser planeada e vivida com esse mesmo espírito, o da aventura.


Para chegar ao “Autana” não é só necessário chegar à cidade de “Puerto Ayacucho”, não! terá de percorrer de carro uma vasta, humida e quente (40º) mas deslumbrante região, até chegar a um acampamento turístico (rústico) perto de uma comunidade indígena, encontrará facilmente guias na cidade de "Puerto Ayacucho", depois terá de seguir até ao pequeno porto de "Samariapo" (Atenção aqui é feito o controlo pelas autoridades policiais, pois a montanha é Monumento Nacional e não pode ser massivamente visitada, é necessário mesmo uma autorização, que é atribuída neste porto) e depois de barco (bongo) pelos rios "Orinoco", "Sipapu", "Cuau" e "Autana", durante uns bons 300km...! claro com paragem a meio para pernoitar, no fim da viagem pelo rio "Autana" o resto do percurso o terá de fazer a pé...! até outra povoação indígena "Raudal Seguera" e observar de longe a deslumbrante montanha "Autana" chegar até ela levaria mais 30 dias.....! pela selva venezuelana...., pelo que os turistas optam normalmente por vê-la desde este ponto. A viagem é de aventura como disse e terá de ir com esse espírito, mas todo este trajecto é motivador e desarma qualquer pessoa, a beleza e a força desta deslumbrante paisagem com a montanha “Autana” no horizonte é sem duvida rejuvenescedor e transmitir-lhe-á uma energia que não esquecerá….
Localização da montanha “Autana” -  Clique Aqui

Fonte: http://venehat.blogspot.com/2011/05/el-autana-arvore-da-vida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...