Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Conheça o Evangelho secreto de Tomé

Imagem Google
por Monica Buonfiglio

O Evangelho de Tomé já era conhecido em grego, antes de ser descoberto em 1945 no Alto Egito e ser catalogado como um dos Textos de Nag Hammadi (Manuscritos do Mar Morto). Ele tem um formato diferente dos Evangelhos que estão na Bíblia e se refere às palavras secretas de Jesus, denominado "Vivente", que teria proferido a Tomé, o Gêmeo.

Por ser apócrifo, ou seja, não ter sido reconhecido como um ensinamento de Jesus Cristo, faz dele uma referência aos estudos gnósticos. Não existem dados biográficos do Mestre; mas sua principal característica refere-se à sequência de 114 ditos de Jesus. Transcrevo as principais sentenças, iniciando com um dos mais enigmáticos ditos.

1) Ele disse: Quem descobrir o significado interior destes ensinamentos não provará a morte.

6) Seus discípulos o interrogaram dizendo: Queres que jejuemos? Como devemos orar? Devemos dar esmolas? Que dieta devemos observar?

Jesus disse: Não mintais e não façais aquilo que detestais, pois todas as coisas são desveladas aos olhos do céu. Pois, não há nada escondido que não se torne manifesto, e nada oculto que não seja desvelado.

14) (...) O que entrar em vossa boca não vos maculará, mas o que sair de vossa boca - é isso que vos maculará.

15) Quando virdes aquele que não foi nascido de uma mulher, prostrai-vos com a face no chão e adorai-o: é ele o vosso Pai.

29) Seria uma maravilha se a carne tivesse surgido por causa do espírito. Mas seria a maior das maravilhas se o espírito tivesse surgido por causa do corpo. Estou realmente surpreso pela forma como essa grande riqueza fez morada nessa pobreza.

35) Não é possível que alguém entre na casa de um homem forte e tome-a à força, a menos que lhe ate as mãos; então será capaz de saquear sua casa.

37) Seus discípulos disseram: Quando Tu Te revelarás a nós e quando Te veremos?

Jesus disse: Quando vos despirdes sem vos envergonhardes e tomardes vossas vestes e, colocando-as sobre vossos pés, pisardes sobre elas como criancinhas, então (vereis) o filho daquele que vive e não tereis medo.

48) Se os dois fizerem as pazes nesta casa, eles dirão à montanha: "Move-te!" e ela se moverá.

50) Se vos perguntarem: "De onde vindes"? Respondei: Viemos da luz, do lugar onde a luz nasceu dela mesma, estabeleceu-se e tornou-se manifesta por meio de suas imagens. Se vos perguntarem: Vós sois isto? Digam: Nós somos seus filhos e somos os eleitos do Pai vivo. Se vos perguntarem: "Qual é o sinal de vosso Pai em vós"', digam a eles: É movimento e repouso.

77) Eu sou a luz que está sobre todos eles. Eu sou o todo. De mim surgiu o Todo e de mim o Todo se estendeu. Rachai um pedaço de madeira, e eu estou lá. Levantai a pedra e me encontrareis lá.

113) Seus discípulos disseram-lhe: Quando virá o Reino? Jesus disse: Ele não virá porque é esperado. Não é uma questão de dizer: "eis que ele está aqui" ou "eis que está ali". Na verdade, o Reino do Pai está espalhado pela terra e os homens não o vêem.

114) Simão Pedro disse-lhes: Que Maria saia de nosso meio, pois as mulheres não são dignas da vida. Jesus disse: Eu mesmo vou guiá-la para torná-la macho, para que ela também possa tornar-se um espírito vivo semelhante a vós, machos. Porque toda mulher que se tornar macho entrará no Reino do Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...