Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tornados solares dançam através da nossa estrela



Por Natasha Romanzoti em 22.02.2012

A sonda da NASA – Observatório Solar Dinâmico – capturou um vídeo incrível de tornados solares, erupções de plasma super quente, soprando em toda a superfície do sol.

O vídeo mostra fontes de plasma rodando por toda a superfície do sol durante um período de 30 horas entre 7 e 8 de fevereiro. Mas, ao contrário dos furacões na Terra, que são impelidos pelo vento, os furacões de plasma do sol são moldados pelo poderoso campo magnético da nossa estrela.

Uma região ativa girando fornece o pano de fundo para os fluxos giratórios de plasma. As partículas são puxadas por forças magnéticas concorrentes, e seguem fios de linhas do campo magnético.

A nave que gravou o vídeo está em uma missão de cinco anos para registrar imagens de alta definição do sol, para ajudar os astrônomos a entender melhor como as mudanças no ciclo do sol e o tempo solar podem afetar a vida na Terra.

O sol está atualmente em um período ativo de seu ciclo de 11 anos. O atual ciclo é conhecido como ciclo solar 24 e atingirá seu pico em 2013.

No vídeo, o plasma mais frio aparece como manchas escuras sobre um fundo brilhante. A sonda gravou o vídeo na faixa de ultravioleta extremo do espectro da luz, dando ao filme um tom lúgubre amarelo. [MSN]

Fonte AQUI





http://www.youtube.com/watch?v=nXXGXrbMBHY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...