Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 15 de maio de 2012

Frases de Gandhi


“A única revolução possível é dentro de nós.”

“A minha vida é um Todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade.”

“Não desejo morrer pela paralisia progressiva das minhas faculdades como um homem vencido. A bala de um assassino poderia por fim a minha vida. Acolhe-la-ia com alegria”

“A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma todo a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião.”

“O meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções, com o maior bem e a paz de toda a humanidade.”

“Acredito na essencial unidade do homem, e portanto na unidade de tudo o que vive. Desse modo, se um homem progredir espiritualmente, o mundo inteiro progride com ele, e se um homem cai, o mundo inteiro cai em igual medida.”

“A não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar, se assim queremos.”

“Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento, e se faz exatamente o contrário com os erros dos outros, é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros.”

“O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.”

“Ao rejeitar a espada, não tenho senão a lâmina do amor para oferecer àquele que investiu contra mim. É ao oferecer-lhe esta lâmina que espero sua aproximação. Não posso conceber um estado de hostilidade permanente entre um homem e outro. Pois, crendo na reencarnação, vivo na esperança que, se não nesta vida humana mas numa outra, poderei cingir toda a humanidade num fraternal abraço.”

Mahatma Gandhi

7 comentários:

  1. bonita compilação e boas lembranças deste ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo.
      Obrigada pela visita e comentário.
      Beijos.

      Excluir
  2. Gostei muito de seu blog..Cheio de luz...
    Um beijo fraterno
    Semeadora de luz
    http://semeadoradeluz.blogspot.com.br/
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Oie!! VIm retribuir a visita maravilhosa! Respondi sobre o tofupiry e já vou postar novas fotos de pizza no blog,fiz no fim de semana :) Amei teus gatos...que galera hein? Eu tenho 5, mas nenunhum é grandão como eu vi entre os teus. Lindos! Beijos e uma semana de muita paz e alegrias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jordana.
      Maravilhoso é seu blog... hummmm... só tem coisa boa lá.
      Aqui, tem gato para tudo que gosto... rsrsrss...
      Beijos amiga.

      Excluir
    2. Onde tem gatos, tem gente feliz ^^

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...