Pesquisar este blog

Translate

domingo, 27 de novembro de 2011

Busca do homem: dos fenômenos místicos à união com o espírito

"...A verdadeira sabedoria sempre nos chega pelo ser interior..."



O buscador espiritual não deveria ocupar-se com o lado oculto de sua evolução, com as experiências místicas e as visões dos níveis intermediários da consciência, pois isso poderia constituir mais uma ilusão para ele.

Considerando-se que os aspirantes ao caminho do espírito têm como objetivo principal a realização do puro ser, qualquer outra busca torna-se uma meta secundária. Assim, não há dispersão da energia que deveria estar concentrada em um só ponto. O Grande Instrutor referiu-se a essa unidade de propósito como a única coisa necessária.

Tais afirmações, todavia, não precisam ser tomadas com rigidez, pois na realidade a Iluminação não é decorrente apenas de estímulos provenientes do Eu interior. As Hierarquias espirituais, os Curadores e os Instrutores dos planos internos trabalham a consciência do homem e podem, se for necessário, exprimir-se de forma clara - até mesmo através de aparições, materializações ou de palavras transmitidas interiormente.

Não é preciso desvalorizar estados místicos autênticos, frutos do contato com a realidade - e não da imaginação humana ou do delírio -, mas deve-se estar desapegado deles. Quando acontecem sem terem sido procurados, devem ser vivenciados naturalmente, levando-se em conta a efemeridade dos sentidos. O caminho é recolher a instrução recebida, agradecer, mudar de estágio e prosseguir, na pura fé, por vias até então desconhecidas.

A meta de descobrir a relação entre o consciente e o Eu espiritual, e de efetivá-la, é sempre válida. Principalmente nesta época caótica e de transformação, essa meta torna-se mais sagrada para o homem que pensa, vê e realmente quer.

Embora se possa compreender a dúvida dos céticos e reconhecer a existência de uma exploração comercial em torno dos "fenômenos místicos" mais ou menos autênticos, não é preciso excluir a possibilidade de se transmitir experiências válidas, desde que contribuam para a elevação da consciência atual do homem ou a preparem para novas etapas.

Toda revelação autêntica provém de níveis supra-humanos, canalizada para o indivíduo pelos seus núcleos superiores. Mensagens, inspirações e informações que descem desses níveis passam sempre por esse crivo interno, saiba ele disso ou não e aceite ou não esse fato.

Em sua origem, os ensinamentos espirituais são verdadeiros, mas o que ocorre com eles durante o trajeto entre as fontes imateriais e o cérebro de quem os capta dependerá da pureza daquele que serve de canal e da própria constituição da matéria psíquica do planeta e da humanidade de superfície, que formam um conglomerado no qual o indivíduo está incluído.

Essas condições estão em mutação, e o homem, num futuro próximo, deverá polarizar-se definitivamente em planos sutis da existência, liberto do desejo e da ilusão.

A manifestação do Reino espiritual na superfície da Terra é por si mesma uma realização supra-humana; a vida externa, entretanto, deveria ser capaz de espelhá-la. Para que ao menos uma fração da energia interior possa refletir-se nos mundos formais, é preciso que ela seja um fato conhecido, experimentado e vivido pelos seres cuja consciência desperta. Assim, torna-se imprescindível possibilitar que a realidade interna, de vital importância para o processo de transformação planetária, torne-se consciente para os indivíduos já coligados a ela em seus níveis profundos.

Trigueirinho

Palestras do autor poderão ser ouvidas, gratuitamente, no site: www.irdin.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...