Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Chamem-me "S"

A Galáxia distorcida NGC 2442 pode ser encontrada na constelação meridional do peixe voador, (Piscis) Volans. Localizados a aproximadamente 50 milhões de anos-luz de distância.


A imagem da galáxia NGC 2442, obtida pelo telescópio do ESO de 2,2 metros, situado no solo em La Silla, no Chile, mostra uma visão muito mais ampla do que a imagem do Hubble, embora menos detalhada, que inclui toda a galáxia e o céu ao redor.
(Clique na imagem para ampliar)

 
Uma imagem mais de perto obtida com o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA mostra o núcleo da galáxia e o mais compacto dos dois braços em espiral. Em 1999, uma estrela de grande massa no final da sua vida explodiu neste braço sob a forma de supernova. Comparando observações mais antigas feitas a partir do solo, imagens do Hubble de 2001 e estas imagens obtidas no final de 2006, os astrônomos puderam estudar em detalhe o que aconteceu à estrela nos seus últimos momentos. Nesta nova imagem, a supernova já se desvaneceu e não é visível.


Nesta imagem a galáxia NGC 2442 está localizada ao centro. A imagem mostra igualmente outras galáxias próximas da NGC 2442 e outras ainda mais distantes, que formam um pano de fundo bastante rico. Embora o instrumento Wide Field Imager, situado no solo, não consiga atingir a nitidez das imagens do Hubble no espaço, ele pode no entanto cobrir uma área muito maior do céu numa única exposição. Os dois equipamentos muitas vezes fornecem aos astrônomos informações complementares entre si.


O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira (04/05/2011) uma foto de uma galáxia que se parece com a letra "S" do alfabeto. A galáxia NGC 2442, situada ao sul da constelação do Peixe Voador, possui uma forma espiral de curvas assimétricas. Um braço do espiral é firmemente dobrado sobre si e acolhe uma recente supernova, enquanto o outro, dotado com formação recente de estrelas, se estende para fora do núcleo.
O telescópio MPG/ESO de 2.2 metros, em La Silla, no Chile, e o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA captaram duas imagens muito contrastantes desta galáxia espiral assimétrica. Os pontilhados ao longo da galáxia são manchas com coloração rosa e vermelha, que advém do gás de hidrogênio nas regiões de formação estelar.
Os cientistas acreditam que o espiral da galáxia se deve ao fato de interações gravitacionais com outra galáxia em um ponto de sua história. Essa interação acabou por dar o nome de "Meathook Galaxy" (Galáxia gancho de carne, em tradução livre), em alusão ao gancho onde as carnes ficam penduradas em um açougue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...