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sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O nosso ponto de partida

"Na natureza tudo tem seu oposto,
porém o caminho da Sabedoria
é encontrar o ponto de equilíbrio
entre todas as coisas"
Para transformarmos o que somos (ou melhor, o que achamos que somos) existem muitos pontos a serem refletidos, como a motivação, o ritmo de trabalho e a metodologia que vamos adotar. Exatamente como qualquer outro empreendimento. Existe uma finalidade, um objetivo a ser alcançado e uma motivação que sustenta essa busca. É comum que as pessoas confundam aprender a viver o momento sem criar espectativas (que é algo a ser conquistado) com viver sem objetivos a serem alcançados, o que seria algo prejudicial em nosso próprio caminho, pois, como diz o I Ching (um dos livros sagrados dos chineses) em quase todos os seus aforismos: “É favorável ter onde ir”.
Quem caminha sem rumo desanima e tanto faz o lugar em que chegou. Quando uma pessoa está comprometida com o seu aperfeiçoamento interior, precisa assumir o risco desse empreendimento e utilizar todas as ferramentas possíveis para alcançá-lo, mesmo que mais adiante essas mesmas ferramentas terão que ser descartadas, porque já começam a atrapalhar. Mas no início, são fundamentais.

Muitas escolas de autoconhecimento enfatizam a importância de adquirir determinadas características, como se fossem virtudes próprias de quem está avançando nesse caminho. Só que nessa abordagem, algumas pessoas aparentemente saem com uma certa “vantagem”, porque já possuem aquelas características. Por exemplo, muitas escolas enfatizam a disciplina como um elemento extremamente favorável para o desenvolvimento interior. Ou seja, elevam a característica da disciplina ao status de “virtude da disciplina”. E existem pessoas que tem uma facilidade, de seguir algo a que se determinaram, mas nem por isso significa dizer que estão melhores que as demais, já que os seus problemas repousam em outras áreas, como por exemplo a flexibilidade e a adaptabilidade.

A natureza humana se compõe de características complementares, que no geral são inversamente proporcionais entre si. Isso significa dizer que o que temos em abundância de um lado produz uma carência do outro. É como se tivéssemos uma corda que precisa ser engatada em dois ganchos, em cantos opostos da sala; só que a corda é curta e só temos como engatar em um lado. Esse é o padrão inicial que temos, a nossa “configuração de fábrica”; daí pra frente, temos que aprender a desengatar a corda de um lado e engatar no outro, sempre que for preciso.

Por exemplo, as pessoas que são criativas, geralmente tem grandes dificuldades com a disciplina. Quanto mais criativo, mais desorganizado se é. É quase uma regra geral (salvo as pessoas que aprenderam a equilibrar isso). E o mesmo se aplica a quem é disciplinado, cumpridor de seus deveres e organizado. São pessoas que, se as coisas fogem do “script”, ficam perdidas, porque não sabem improvisar. Da mesma forma vamos encontrar os indivíduos mais instrospectivos, que tem grandes dificuldades de se relacionar com o mundo. Já os extrovertidos, tem grande dificuldade de ficar a sós consigo mesmos e por isso estão sempre procurando alguma coisa pra fazer, a fim de não dar espaço para olhar para dentro. Quem é inseguro, tem dificuldade de tomar uma decisão rápida; quem é impulsivo, tem dificuldade de medir os riscos; quem é muito sorridente e otimista tem dificuldade de olhar para o lado ruim das coisas; quem é mais pé-no-chão e sóbrio, tem grande dificuldade de olhar as coisas de uma perspectiva mais leve. Quem é ansioso, não consegue relaxar; quem é demasiadamente descansado, não consegue fazer as coisas acontecerem… e assim por diante. Como dizer que alguma destas características citadas nos deixa em maior vantagem que o seu complemento? Na verdade, precisamos de todas elas, para utilizar cada uma no momento que for adequado. Essa capacidade de dispor ou não de uma característica, conforme havíamos falado antes, é o que chamamos de Virtude. Enquanto não temos essa habilidade, não possuímos virtudes e sim um monte de coisas que estão sobrando e outras tantas que estão faltando.

Agora imaginem uma pessoa que tem uma característica que é exaltada dentro de uma ideologia. É inevitável ela olhar pra si e pensar que então ela está muito bem. E nessas condições, acaba ficando cega pra tudo que ela não tem, porque essas coisas parecem ser menos importantes que aquilo que ela já possui. Por isso, não é adequado falarmos de características que serão úteis, pois ao seu tempo, no local e momento apropriado, todas serão úteis.

"Se o ponto de partida depende de onde estamos, mesmo que o ponto de chegada
seja o mesmo para todos,
o caminho já não é o mesmo"


Então, o mais importante é não ter características tão marcantes e sim conseguir equilibrá-las com as características complementares. Como escreveu Confúcio: “O homem que transformar seus pontos fracos em pontos fortes se tornará invencível.” Porém como fortalecer um ponto fraco, se o ponto forte não deixa aquilo crescer, já que estamos falando de coisas opostas? Matematicamente, se temos um conjunto de 100% (que no nosso caso, é a soma de duas características complementares), como aumentar um lado sem tirar do outro? Não podemos aumentar o que está em 15% e passá-lo para 50% sem reduzir o que era 85% para 50%. Mas e como isso se aplica na prática? Uma das técnicas para chegar a esse resultado é o que chamamos de transvalorização, ou seja, a mudança dos valores. Obviamente, este é um assunto que merece um estudo detalhado e então será estudado na sequência, através de vários artigos, pois ainda estamos “introduzindo” o assunto do autoconhecimento. Mas, em síntese, aplicamos a transvalorização quando aprendemos a tirar um pouco do valor no que temos sobrando e começamos a aplicar naquilo que nos falta. Ou seja, trata-se de um processo de reeducação, que começa através da conscientização da necessidade de mudar, que vai sendo nutrida diariamente, para que não definhe e volte ao padrão anterior. Essa reeducação, quando aliada a técnicas como a reflexão, a reconstrução de situações vividas e a visualização de uma nova postura frente a essas situações, vai gerando uma alteração de nossas sinapses, fazendo com que o padrão anterior perca um pouco da sua postura inflexível e vá abrindo espaço para o desenvolvimento de sua característica complementar, até o ponto em que podemos optar que atitude tomar em cada situação, por não estarmos mais condicionados a ter que agir segundo um padrão pré-estabelecido dentro de nós.

Agora, pensemos: antes de fazer essa reeducação, quem pode afirmar que exerce o seu livre-arbítrio? Enquanto estivermos presos a uma característica, somos vítimas dela.
Para concluir, vamos voltar à questão proposta no início. Qual é o nosso ponto de partida? O que temos que mudar? Qual é o caminho a seguir? Você não pode ter essas respostas sem primeiro saber onde você está. Por exemplo, se uma pessoa disser que o caminho para chegar a Curitiba é ir sempre em direção ao nascer do sol, vai ser bem difícil que alguém que esteja em Florianópolis consiga chegar nesse local, não é mesmo? Portanto, não pensemos que o autoconhecimento é uma sequência de ações matemáticas, como quem faz um bolo seguindo uma receita. É um caminho onde só se conhece o passo seguinte entendendo em que posição estamos e onde queremos chegar.

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