Pesquisar este blog

Translate

Mostrando postagens com marcador paz. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador paz. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 3 de abril de 2012

Um pequeno planeta está despertando


2012 - Uma Mensagem de Esperança I e II

Dois vídeos maravilhosos, se você já assistiu, vale a pena ver novamente.


"...Um véu foi colocado sobre seus olhos há muitos milhares de anos atrás... está na hora de relembrar quem realmente somos, não tema as grandes mudanças que enfrentamos neste momento, simplesmente reconheça isso como um grande processo para limpar os caminhos do velho mundo... a medida que as paredes começarem a cair à sua volta você verá que estas paredes são as mesmas paredes que nos mantiveram aprisionados durante tantos anos..."

"...Algo verdadeiramente incrível está ocorrendo com o nosso planeta, pela primeira vez em milhares de anos temos uma verdadeira oportunidade de PAZ neste planeta..."

A negatividade coletiva da nossa consciência de grupo até pode criar desastres naturais porque somos parte da natureza, não estamos fora dela. Então, mente coletiva turbulenta, natureza também estará turbulenta.


Nós temos a tendência de nos separar da natureza, mas não estamos separados. Se nós nos acalmar, talvez a natureza também o faça...


As muitas crises que enfrentamos podem ser muito reduzidas pelo incrível poder dos nossos corações unificados..."


"...Nos estamos fundamental e profundamente interligados uns com os outros e com o próprio planeta..."









quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O equilíbrio está na sábia utilização dos extremos

"...ser capaz de ter determinação e avançar ou ser flexível e recuar, e não se atolar em nenhum lado..."

Imagem Google

Força(yang), suavidade(yin)

A filosofia do I Ching ensina que quando agimos com equilíbrio e harmonia, os elementos de força(yang) e suavidade(yin) estão balanceados. Porém, se uma postura yang predominar em excesso, estaremos em desequilíbrio para o lado da força (rigidez, obsessão, idéia fixa) e, fatalmente, trombaremos de frente com a realidade.

Por um outro lado, se uma postura yin predominar em excesso, estaremos em desequilíbrio para o lado da suavidade (fraqueza, apatia, ausência) e, certamente, seremos atropelados pela dinâmica da vida.

É sempre bom lembrar que na filosofia do I Ching, o “caminho do meio” não significa ficar imobilizado, em cima do muro, meio yin e meio yang, entre a força e a suavidade. Muitas vezes na estratégia do I Ching, o equilíbrio está na sábia utilização dos extremos: ser capaz de ter determinação e avançar (yang) ou ser flexível e recuar (yin), e não se atolar em nenhum lado – o eixo está sempre de acordo com a necessidade. É esse o “caminho do meio”.

Alguns cuidados básicos devem ser observados na utilização do yin e do yang: existem circunstâncias próprias e impróprias tanto para se recolher (através de poucas palavras, gestos e manifestações) e cultivar a vida, como para se expandir (por meio de dinamismo, audácia e força) e avançar.

No momento yin, em que se dispõe de pouca energia, é preciso não se desgastar, sobrecarregar, e saber fluir, acompanhar o momento, e se resguardar. Já no momento yang, de expansão e vitalidade pessoal, é preciso saber canalizar a força para um objetivo determinado, a fim de que ela não transborde de maneira indevida e venha causar problemas e desequilíbrios físicos ou psíquicos.

Os homens sábios são aqueles capazes de compreender o processo que estão vivendo. A sabedoria do I Ching ensina a cultivar e valorizar tanto o avanço (yang) quanto o recuo (yin). É preciso saber atuar com força e determinação na hora yang de materializar as coisas. Ao mesmo tempo, é necessário saber desapegar-se, renunciar, resgatar a “yin-teriorização” e viver a hora yin de recolhimento para alcançar a quietude e a paz interior.

Oscar Maron, Tao do Taoísmo, ano 4 - nº 19

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...