Pesquisar este blog

Translate

sábado, 30 de abril de 2011

Semeador de Estrelas

Existem momentos em nossa vida que por mais que queiramos não conseguimos enxergar o óbvio.
O Semeador de Estrelas é uma estátua localizada em Kaunas, Lituânia.
Durante o dia passa despercebida.

Mas quando a noite chega, a estátua justifica seu nome...


Que possamos sempre ver além daquilo que está diante de nossos olhos, hoje e sempre.

Recebi por email. Obrigada Alexandre

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Murielh - Sobre os momentos atuais


Mensagem de Murielh através de Trigueirinho. Sobre os momentos atuais.

Algumas atitudes para estes tempos, para este novo ciclo que inicia: Primeiro, é preciso durante os momentos de oração, em que seres consagrados estejam reunidos, que se crie uma certa condição que transcenda este plano de realidade. É preciso que capas que separam os planos de consciência sejam retiradas, para que se encontre um local seguro para onde se voltar a qualquer momento. Na transição da Terra não há nenhum lugar seguro sobre o planeta. O lugar seguro é num determinado plano de Consciência, que não é este onde você está. E o lugar seguro é aquele plano, nível, ou ponto onde nós podemos nos encontrar a qualquer momento, se já o tivermos criado. No plano físico nenhum lugar será seguro.

Sobre os centros planetários, será investida muita energia dissossiativa e não será na superfície o local de segurança para as almas servidoras do Plano.

[Porque você tem que orar até chegar a transcender o plano que você está, pois é isso que será preciso.]

Esse local seguro é interno. Está nos planos suprafísicos, e precisam ser conhecidos por todos aqueles que se doam para neste momento trabalhar  pela elevação do planeta. Este local interno não necessita de apresentações e nem é conhecido por excursões grupais.

Esse local é acessado quando o Ser se coliga verdadeiramente com os seus planos internos, e com a correta e pura intenção do seu próprio Ser. Não é local para os que temem, para os que buscam a própria salvação, ou para os que ambicionam.

Esses lugares seguros estão com as portas abertas, e agora, mais do que nunca, para os seres que no ato de servir a humanidade deixam-se levar pela voz de Deus, sem buscar recompensas, sem buscar consolos e sem buscar justificativas.

[Como é um momento decisivo este, não importa que a gente nunca pensou nisto, e não importa que a gente reconheça que nunca fez isto. Estavamos enganados em buscar segurança aqui. Agora você precisa fazer o seu trabalho que está ao alcance de nós todos -- não pede trabalhos complicados não --, está ao alcance de nós todos orar. E a oração dá esta porta, a oração dá esta chave. E se a oração é realmente feita, ela te coloca nesse plano aonde você tem que estar, e ali é o seu lugar seguro.]

Em obediência ao comando maior deste Universo, as portas se abrem, e podemos compartilhar dessa Realidade. E isso não será opcional, assim como uma experiência terrestre, estar dentro dos retiros em sua parte não física nos próprios momentos será essencial [aos seres que seguirão servindo neste planeta].

A partir deste ciclo que se inicia alguns bueiros serão abertos, e um odor fétido tomará todo o planeta. Todos os seres serão colocados em prova, e muitos cairão. É preciso permanecer firme, ajudar a resgatar o que deve ser resgatado. Isso será mostrado com clareza, mas é preciso estar de olhos abertos e saber obedecer.

Não são tempos de crescimento, mas tempos de provas, onde o resultado de encarnações serão revisados após estes ciclos. Isto significa que as oportunidades de crescimento neste momento seguem outras leis, e contam com a ousadia dos que sabem que nada possuem neste mundo.

[Aqui aquele voto de desapego que tem que estar vivido. Porque se você tem na sua consciência que possui algo neste mundo ou deste mundo, você não vai crescer naqueles momentos. O crescimento vai seguir outras Leis. E ele dá a chave, não precisa explicação muito filosófica, profunda e complicada. Você nada deve ter neste mundo. Pronto. Isso é em todos os níveis, em todos os planos.]

Os que tentarem se resguardar para continuar servindo à propria maneira, estarão fora dos retiros, dos locais de proteção, e contarão apenas com a própria capacidade de se desvencilhar das formas obtusas. Esses seres, neste momento, ainda podem ser avisados, e podem dar passos em direção ao desconhecido. Nós temos que dar passos em direção ao desconhecido, para que se deixem levar por obediência ao seu próprio mundo interior.

Esse é o momento da escolha, e não haverpa outro.

[Agora uma mente de hoje pode perguntar: mas só 400 pessoas vão saber dessas coisas? E o resto do mundo? O resto do mundo está recebendo em outros planos. Está recebendo isso em nível da Alma. Está recebendo isso em nível da Mônada. Está recebendo isso nos planos internos. E se Deus quiser isso estará fluindo e eles estarão aprendendo... Sabe o que foi dito? Que quando chegasse no final deste ciclo todos já teriam sido avisados. Todos são TODOS hein!? É que tem gente que já foi avisada mas nem escutou...]

Neste cliclo que se inicia a Humanidade será provada em vários graus. Os que levam a tocha da vida consagrada devem cuidar principalmente do seu trânsito entre as várias dimensões, para que não sejam aprisionados em estágios intermediários, nem tão densos, nem tão sutis. Estados em que a ilusão levam a crer que está tudo bem e sob controle. [O que que pode estar sob controle? Quando eu achar que eu estou sob controle eu estou completamente iludido. A partir destes momentos as Leis são outras.]

Estas são as ilusões destes tempos. Pois nada está como deve estar, tudo está por fazer e não há controle, pois a onda é maior do que as cidades. A onda vai além da mente e transcende os frágeis estados humanos de personalidade.

[Se nós conseguissemos, depois de ouvir isso, nos sentirmos suspensos no ar seria uma forma. Mas se você se sente suspenso no ar e procura onde por o pé, perdeu o exercício. É disso que se trata: ficar suspenso no ar, e a fé.]

Estar só nestes momentos é como estar vulnerável. Estar reunido a Almas fortes e servidoras é fundamental. Saber não incluir o que não deve ser incluido e não excluir o que não deve excluir. Os lobos estarão vestidos de ovelha. E as ovelhas estarão transfiguradas pela dureza da vida. Mas são ovelhas que devem voltar para o rebanho. É preciso reconhecer, e por isso o contato interno é de vital importância. O que é passado já não importa. Os verdadeiros servidores destes tempos transcenderão o próprio passado e ousarão ser aquilo que sempre foram. O júbilo destes tempos está na obediência à Lei Maior. Esta se apresentará como pequenas leis, como raio materiais que levam ao imaterial.

Os que pararem neste momento serão engolidos. Caminhem, caminhem! Estamos unidos!

Estes não são tempos para se pensar e nem refletir. São tempos para se agir de acordo com a Vontade Maior sem medir consequências e sem ter freios para o que vem como potente energia de auxílio do Alto. Qualquer limitação que você coloque nesse processo irá freiar a energia que vem do Alto. [Então somos nós mesmos que podemos criar os freios para a Energia que desce do Alto. Porque desce do Alto para todos, para a Terra toda.]

Estejam prontos para recebê-la, e transformem-se, transfigurem-se. Vistam seus verdadeiros rostos neste momento final, para que nenhuma possibilidade seja desperdiçada e em júbilo nos encontraremos no Cosmos, para prosseguir a Viagem.

Em irmandade estamos, os que seguem e recebem a Graça.
Paz para estes tempos,
Murielh



(Murielh é uma Energia (consciência) que representa a Instrução. Se quiser saber mais e quem é Murielh acesse o endereço abaixo)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Espécies mutantes de Chernobyl

Usina de Chernobyl após o acidente.

Com níveis mortais de radioatividade, a usina de Chernobyl, Ucrânia, é um dos lugares mais contaminados e perigosos do planeta. Mas nas ruínas desse inferno nuclear está nascendo uma criatura bizarra: um fungo que "come" radioatividade. Ou melhor, não apenas um: pesquisadores estadunidenses descobriram que há 37 espécies mutantes crescendo em Chernobyl.
Elas foram descobertas numa inspeção de rotina, quando um robô vistoriava o interior da usina e encontrou uma meleca preta crescendo pelas paredes do reator 4 - o mesmo que explodiu e provocou, em 1986, o pior acidente nuclear da história.
Como é possível que, além de sobreviver à radiação, algum ser vivo consiga alimentar-se dela? Segundo os cientistas, as pesquisas sugerem que os fungos estão utilizando um pigmento, a melanina, da mesma forma que as plantas usam a clorofila. Sendo assim, os fungos teriam sofrido mutações que o tornaram capazes de fazer, uma espécie de "radiossíntese", transformando radiação (a única coisa presente no lugar) em energia.
Dentro da usina, os fungos mais comuns são versões mutantes do Cladosporium sphaerospermum, o mesmo fungo que causa a micose, e a Penicillium hirsutum, que ataca plantações de alho.
Mas, como eles foram parar ali? Afinal, o reator foi selado por uma caixa de concreto, o chamado "sarcófago", logo após o acidente de 1986.
Acredita-se que os fungos penetraram por brechas. Será que como num filme de terror, os monstrinhos atômicos pode sair da usina e se espalhar pelo mundo? Eles podem escapar do mesmo jeito que entraram, passando por brechas e rachaduras na parede. Felizmente, sem radioatividade para "comer", não se dariam bem fora da usina. Geralmente seres adaptados para viver em locais extremamente hostis tem dificuldade em outros ambientes.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Tempestade em Saturno

Credit: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA; Color Composite: Jean-Luc Dauvergne

No fim do ano passado, astrônomos amadores conseguiram avistar um fenômeno incrível acontecendo na superfície de Saturno.

A sonda Cassini, que orbitava o planeta, tirou, então, essa foto, que mostra a tempestade de Saturno de uma distância de “apenas” 1,8 milhões de quilômetros.

Com o passar do tempo, a tempestade evoluiu, se espalhando de forma longitudinal no planeta e cobrindo uma área cada vez maior.

Na foto, você também pode ver os finos anéis de Saturno, que lançam sombras sobre a superfície do planeta. [Nasa]

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sai Baba, Páscoa, Coluna Mística e Wesak

Morreu na madrugada do dia 24 de abril de 2011, na Índia, o grande Avatar Sathya Sai Baba.
Sai Baba nasceu em 23 de novembro de 1926, sob o signo de sagitário e o Kin 252 – Humano Harmônico Amarelo – onda encantada da Estrela – a última do ciclo de 260 kins do Tzolkin – guiado pelo Sol: A iluminação Espiritual. Seu crono-psi ( assinatura galáctica do corpo de Luz) é o kin 82 – Vento Auto Existente Branco – o alento do Sopro Divino no tom 4 da forma. Isso nos diz um pouco sobre sua missão e o significado de sua vinda ao planeta.
Assim como recentemente o falecimento de José Arguelles, pesquisador do calendário maia e líder espiritual (faleceu em 23 de março deste ano); o desencarne de Sai Baba mostra o grande momento que estamos vivendo neste ano de transição e renovação: Sai Baba desencarnou na Páscoa, no início do ciclo “Coluna Mística do Tzolkin”, que representa a Iluminação de Buda, e dura 20 dias, e neste ano irá se desenvolver junto com a Lua Cheia de Wesak.
O Tzolkin é um diagrama de 13 X 20 de contagem de tempo maia, que conta com 13 colunas de 20 selos (grifos solares). O diagrama central (coluna mística) representa o ciclo de tempo da Iluminação do Buda. Neste ano a coluna mística se inicia no dia 24 de abril (kin dragão Auto Existente Branco – o novo nascimento no tom da forma), domingo de Páscoa; e finaliza dia 13 de maio – kin Sol Planetário amarelo: a manifestação da Mente Espiritual Solar.
No dia 17 de maio, teremos o início da onda encantada (ou Espiral Ascensional segundo alguns pesquisadores do calendário maia no México) da Semente Amarela (o propósito de plantar algo novo, e romper a casca de nossas resistências, como a semente que vira árvore); teremos a Lua Cheia de Wesak, no signo de touro, que representa também a iluminação de Buda.
Todas essas sincronicidades desta época de 2011, junto com a entrada de urano no signo de áries, e netuno em peixes, mostram a grande força espiritual desta época privilegiada que estamos vivendo: morte, renovação, renascimento, ressurreição, iluminação espiritual para aqueles que estão aproveitando a grande força deste momento para buscar o “Buda” dentro de nós mesmos.
Uma lindo Renascimento para Sai Baba, para todos nós, a Humanidade e a Mãe Terra!!!
Cristina de Tomas Rodrigues, 24 de abril de 2011
Astróloga, professora de calendário maia e terapeuta.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Beleza cósmica: A nova foto da Nebulosa da Tarântula

Hubble tomou este deslumbrante close-up de uma parte da Nebulosa da Tarântula. Esta região de formação estelar de gás de hidrogênio ionizado está na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia pequena vizinhos que a Via Láctea.
Crédito: NASA / ESA
(21/03/11)

 
O Telescópio Espacial Hubble capturou recentemente uma imagem do famoso objeto estelar conhecido como Nebulosa da Tarântula.

A Tarântula é o exemplo mais luminoso do tipo que os astrônomos têm observado no universo. Alguns acreditam que seus braços se parecem com pernas de aranha, dando ao objeto seu nome.

A nebulosa é uma vasta nuvem de gás e poeira formadora de estrelas, que fica em nossa galáxia vizinha, a Grande Nuvem de Magalhães. Na nova foto, é possível checar um close da região central da Tarântula, brilhando intensamente com gases carregados e estrelas jovens.

As estrelas, recentemente formadas a partir do abastecimento de gás hidrogênio, brilham com luz ultravioleta intensa, que energiza o gás, tornando-o uma luz vermelha.

A luz é tão intensa que, embora esteja há cerca de 170.000 anos-luz de distância da Terra, fora da Via Láctea, a Nebulosa da Tarântula é visível sem telescópio em uma noite escura para observadores nas fronteiras do planeta.

A parte da nebulosa visível nesta imagem está entrecruzada com poeira e gás agitados pelas recentes explosões de estrelas, as supernovas. Estes restos de supernova incluem NGC 2060, visível acima e à esquerda do centro da imagem, que contém a estrela pulsante, ou “pulsar”, mais brilhante conhecida.
Perto da borda da nebulosa, abaixo e à direita, também repousam os restos da supernova SN 1987a, a supernova mais próxima da Terra, que é observada desde a invenção do telescópio no século 17. Desde que ela explodiu em 1987, uma onda de choque se expande em torno da estrela, criando uma “pérola”, como um colar de brilhantes de bolsas de gás ao redor dos restos da supernova.

Além disso, um aglomerado de estrelas compactas e extremamente brilhantes, chamado RMC 136, encontra-se acima e à esquerda do campo de visão da imagem, proporcionando grande parte da radiação que alimenta o brilho multi-colorido.

Até recentemente, os astrônomos debatiam se a fonte de luz intensa era um aglomerado de estrelas estritamente vinculado, ou um tipo desconhecido de super-estrela muito maior que o sol. Somente nos últimos 20 anos, com pequenos detalhes revelados pelo Hubble e pela última geração de telescópios terrestres, que os astrônomos foram capazes de provar que o objeto era, de fato, um aglomerado de estrelas.


sábado, 23 de abril de 2011

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Visão de Jesus


Um dia, quando me encontrava sentado acompanhado de um grupo de estudantes em minha escola em Ranchi, vi que alguém se aproximava, por trás dos rapazes. Me perguntei quem seria, porém logo pude perceber que se tratava de Jesus; seus pés não tocavam a terra enquanto andava.
Chegou muito perto de nós, e logo se desvaneceu.

Poucos anos mais tarde, em Boston, vi novamente Jesus. Encontrava-me meditando e orando profundamente a Deus, porque sentia que durante três dias me havia esquecido Dele, deixando-me absorver excessivamente pelas responsabilidades que Ele me havia dado. Disse ao Senhor: "Vou abandonar esta obra". A atitude correta consiste em amar a Deus e amar a sua obra por amor a Ele. Os que servem como missionários porém não fazem o esforço por meditar e comungar com Deus, jamais encontrarão ao Senhor. Porque eu sentia que as atividades de meu ministério me haviam afastado de Deus, orei: “Senhor, irei embora daqui. Não permanecerei na América nem levarei a cabo esta obra tua, a menos que saiba que te encontras comigo”. Uma voz atravessou o éter, como um raio de luz: “Pede o que desejares, porém não podes ir embora”. Muitas vezes em minha vida Deus me tem impedido de fugir de meus deveres junto a esta causa, para permanecer a sós com Ele. Respondi à divina voz: ”Deixa-me contemplar a Krishna e a Jesus, com seus discípulos, em um mar dourado.” Ainda não tinha terminado de formular este pedido interno, quando vi aqueles divinos seres acercando-se de mim. “Isto é uma alucinação, pensei”. “Se a pessoa que se encontra meditando comigo também perceber o mesmo, crerei”. Instantaneamente, meu companheiro exclamou em alta voz: “Oh! vejo Cristo e Krishna!”

Minha razão disse então: “Isto é mera transferência de pensamento.”

Em meio a dúvidas, orei a Deus pedindo-lhe que me ajudasse em minha falta de fé, e a voz disse: “Quando me for, o aroma de loto preencherá este aposento e quem quer que aqui entre o perceberá.”

Ao desvanecer-se a visão, a sala inteira foi inundada pela maravilhosa fragrância de loto e os que entraram nela, mesmo horas mais tarde, notaram o aroma. Não pude, pois, continuar duvidando.

Mahavatar Babaji me ordenou vir à América com o objetivo de interpretar os ensinamentos de Cristo e demonstrar seu paralelismo com o yoga ensinado por Krishna na Índia. Nas verdades imortais expressadas por estes avatares estão as respostas às necessidades de todas as épocas. É por isso que Babaji, que se encontra em divina comunhão com Cristo, me designou a missão especial de trazer esta mensagem ao Ocidente.

Paramahansa Yogananda

Paramahansa Yogananda costumava dizer:

“Jesus foi crucificado uma vez só, mas seus ensinamentos o são diariamente, por toda a Cristandade, desde aquela época.”

Citado por Swami Kriyananda em “A Essência do Bhagavad Gita”

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Misericórdia

"...Quando uma pessoa,
por exemplo, fez tudo o que estava
a seu alcance para avançar
no caminho da libertação,
mas a limitação dos seus
corpos materiais lhe é intransponível,
a misericórdia divina lhe é revelada..."


Imagem Google
Uma energia divina, que podemos chamar de misericórdia, eleva o ser humano a níveis que são inacessíveis nos processos normais da lei do carma. Essa poderosa e sábia energia flui na oração desinteressada e propicia cura, harmonia e libertação.

Apesar de no decorrer dos tempos forte carga emotiva ter sido acrescentada ao termo misericórdia, quando ele é aplicado em sua acepção mais pura designa a energia que cura e transforma os níveis materiais, humanos e psicológicos. Pela misericórdia divina, saldos cármicos positivos que permaneciam “em arquivo” podem modificar situações e proporcionar conjunturas mais favoráveis ao desenvolvimento da consciência.

Essa misericórdia é a resposta do mundo interior a uma necessidade do homem, da humanidade ou do planeta. Quando uma pessoa, por exemplo, fez tudo o que estava a seu alcance para avançar no caminho da libertação, mas a limitação dos seus corpos materiais lhe é intransponível, a misericórdia divina lhe é revelada. É uma energia que provém de níveis espirituais e constitui a base do perdão. Qualifica o contínuo auxílio que as Hierarquias* oferecem aos homens, a despeito de eles pouco responderem a seus estímulos ao progresso.

O maior engano de quem se afasta da Lei é julgar seu erro maior que a misericórdia divina, e, assim, deixar de dispor-se a recebê-la.

*Hierarquias: Consciências que transcenderam as leis materiais e galgaram os sublimes degraus da existência espiritual. Como um corpo unificado e coeso, transmitem aos habitantes do universo em que elas atuam as diretrizes para o cumprimento do propósito evolutivo.

Extraído do livro “Além do Carma” – Trigueirinho
Editora Pensamento
Págs. 62 e 63

terça-feira, 19 de abril de 2011

Ainda é tempo de ouvir a voz dos ventos


As Baleias

Roberto Carlos
Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos

Não é possivel que você suporte a barra
De olhar nos olhos do que morre em suas mãos
E ver no mar se debater o sofrimento
E até sentir-se um vencedor neste momento

Não é possivel que no fundo do seu peito
Seu coração não tenha lágrimas guardadas
Pra derramar sobre o vermelho derramado
No azul das águas que voce deixou manchadas

Seus netos vão te perguntar em poucos anos
Pelas baleias que cruzavam oceanos
Que eles viram em velhos livros
Ou nos filmes dos arquivos
Dos programas vespertinos de televisão

O gosto amargo do silêncio em sua boca
Vai te levar de volta ao mar e à fúria louca
De uma cauda exposta aos ventos
Em seus últimos momentos
Relembrada num troféu em forma de arpão

Como é possível que voce tenha coragem
De não deixar nascer a vida que se faz
Em outra vida que sem ter lugar seguro
Te pede a chance de existência no futuro

Mudar seu rumo e procurar seus sentimentos
Vai te fazer um verdadeiro vencedor
Ainda é tempo de ouvir a voz dos ventos
Numa canção que fala muito mais de amor

Seus netos vão te perguntar em poucos anos
Pelas baleias que cruzavam oceanos
Que eles viram em velhos livros
Ou nos filmes dos arquivos
Dos programas vespertinos de televisão

O gosto amargo do silêncio em sua boca
Vai te levar de volta ao mar e à furia louca
De uma cauda exposta aos ventos
Em seus últimos momentos
Relembrada num troféu em forma de arpão

Não é possivel que você suporte a barra

O gosto amargo do silêncio em sua boca
Vai te levar de volta ao mar e à fúria louca
De uma cauda exposta aos ventos
Em seus últimos momentos
Relembrada num troféu em forma de arpão

Como é possível que voce tenha coragem
De não deixar nascer a vida que se faz
Em outra vida que sem ter lugar seguro
Te pede a chance de existência no futuro

Mudar seu rumo e procurar seus sentimentos
Vai te fazer um verdadeiro vencedor
Ainda é tempo de ouvir a voz dos ventos
Numa canção que fala muito mais de amor

Seus netos vão te perguntar em poucos anos
Pelas baleias que cruzavam oceanos
Que eles viram em velhos livros
Ou nos filmes dos arquivos
Dos programas vespertinos de televisão

O gosto amargo do silêncio em sua boca
Vai te levar de volta ao mar e à furia louca
De uma cauda exposta aos ventos
Em seus últimos momentos
Relembrada num troféu em forma de arpão

Não é possivel que você suporte a barra

(Veja o vídeo, clique aqui)


Ah, o homem... Este ser superior,
espécime única, animal racional?????????????

O Japão caça anualmente centenas de baleias na Antártica em nome da "pesquisa científica", já que a captura comercial do cetáceo está proibida desde 1986. As autoridades japonesas afirmam que o consumo de carne de baleia é uma tradição ancestral no arquipélago. (Fonte:)
Está em vigor, desde 1986, uma moratória para a caça à baleia com fins comerciais que atinge todos os países. Com a excepção, do Japão.

A caça comercial está proibida há mais de vinte anos. Porém alguns países, como Noruega e Japão, continuam a caçar baleias. (Fonte)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O que causa o estrondo sônico?


Uma forma de se aprender muito sobre estrondos sônicos, é olhando as marolas que os barcos deixam na água. Jogue uma pedra em um lago, pequenas ondas se formaram em círculos concêntricos e se propagam para longe a partir do ponto de impacto. Se um barco atravessa o lago entre 5 e 8 km/h, pequenas ondas irão se propagar da mesma maneira à frente e atrás do barco, e ele irá se deslocar através delas. Se um barco viaja mais rápido que as ondas se propagando na água a partir dele, então as ondas não conseguem sair do caminho do barco com rapidez suficiente e formam uma marola, comumente conhecida como rastro. Uma marola é maior do que uma única onda. Ela é formado por todas as pequenas ondas que iriam se propagar à frente do barco, mas não puderam. Quando um avião viaja pelo ar, produz ondas sonoras. Se o avião viaja mais lento que a velocidade do som (normalmente 1120 km/h), as ondas sonoras podem se propagar à frente do avião. Se um avião voa mais rápido que o próprio som, quebra a barreira do som, produzindo um estrondo sônico no momento em que ultrapassa a barreira. O estrondo é a marola das ondas sonoras do avião.
O avião mais rápido que já existiu foi X-15A2, com uma velocidade de cerca de 7.115 km/h (Mach 6,7, ou seja 6,5 vezes mais rápido que o som). Mas ele não levantava voo sozinho, ele pegava carona num outro avião e era lançado como uma bomba, pois suas asas eram muito pequenas para não resistir ao ar, impossibilitando-o de levantar voo sozinho. Em 2001, a NASA tentou chegar a 10.000 km/h com o X-43A, sem piloto, mas o avião caiu.Fonte.
Todas as ondas sonoras que normalmente se propagariam à frente do avião se combinam. Primeiramente o avião passa e você não ouve nada, mas logo em seguida ouve o estrondo que ondas sonoras criaram. É como estar na margem de um lago tranqüilo quando uma lancha passa a toda velocidade. Não há perturbação na água enquanto a lancha se aproxima, mas eventualmente uma grande onda vinda do rastro se choca com a margem. Quando um avião voa em velocidades supersônicas acontece o mesmo, mas em vez de uma grande onda de marola, você tem o estrondo sônico.

domingo, 17 de abril de 2011

Macaco adota gato perdido em floresta de Bali

Amei esse artigo que li no Blog http://arvoresnacidade.blogspot.com da Célia Barcellos.  Obrigada amiga.
Veja que coisa mais querida esse macaco. Observe a 2ª foto, a maneira que ele pega o gatinho... isso lembra quem? Nós. Impressionante.
Chamei meu filho para ver a foto e brinquei com ele. "Olha, igualzinho como você pega a Ísis"... rsrsrsrss.


O instinto paternal do macaco se fez presente e ele adotou um filhote de gato perdido em floresta de Bali (Indonésia). As imagens foram feitas pela fotógrafa amadora Anne Young, de 49 anos, que visitava uma reserva ambiental.

"Fiquei eletrizada e surpresa com o fato de ver um macaco selvagem com um bicho de estimação", contou Anne, ao "Sun".

"O macaco era muito protetor e ficou agitado quando eu cheguei mais perto", acrescentou.

Anne observou a dupla por 30 minutos.

"Nesse período o macaco constantemente abraçava e cuidava do gatinho, que respondia se aconchegando no macaco", disse.


Depois, os dois foram para uma mata fechada. Fim de espetáculo da natureza.

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Se caso a Terra parasse de girar em seu próprio eixo, seria quase impossível algum ser vivo sobreviver. Depois de parar, os sistemas climáticos também paralizariam, assim como as correntes marínhas, as massas de ar e a vida dos seres humanos.
Uma parte do planeta, ficaria constantemente voltada para o Sol, expostos à altas temperaturas, enquanto o outro lado viveria numa eterna noite, com temperaturas congelantes. Causando assim a maior extinção em massa de todos os tempos, com chances remotas de sobreviver os organismos que vivem no fundo do mar, já que essa região vive sem luz solar, e é alimentada pelo calor das profundezas da Terra.
A Terra saíria de uma velocidade rotacional de 900 km/h (em latitude 45º) para zero, causando uma grande freada, esta velocidade varia dependendo da latitude.
As construções caíriam como se um "super-terremoto" abalasse todos os cantos do planeta. Já a gravidade de nada se alteraria. O dia não duraria mais 24 horas, e sim um ano! Pois dependeria da translação terrestre, para que a superfície completasse um dia.
Já se a Terra parasse de girar em torno do Sol, nosso planeta seria puxado de pouco em pouco, em direção ao astro-rei, e este nos engoliria, sendo assim o "Fim Do Mundo"!
Rodrigo

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Nikola Tesla o gênio à frente de seu tempo

HAARP E NIKOLA TESLA

Torre de Transmissão de Tesla

Há uma teoria de que o inventor do protótipo que viria a ser o haarp foi Nikola Tesla. Ele queria criar um mecanismo que fosse capaz de enviar energia elétrica GRATUITAMENTE a todas as regiões do mundo, desde países desenvolvidos até países em desenvolvimento. As empresas do setor, obviamente não viram interesse algum em uma tecnologia que enviasse energia de graça ao mundo inteiro. Ele acabou perdendo todo o patrocínio e teve que cancelar o projeto, encerrando-o em seu cofre, mas alguns estudiosos relacionam o fenômeno ocorrido em Tunguska a uma experiência de Tesla com dito protótipo, uma vez que o próprio Tesla havia dito que naquele dia enviaria um sinal a seu amigo que estava na região do polo norte, através de um sinal de luz no céu. Dita explosão foi uma fenômeno até agora considerado como a queda de um corpo celeste, pode ter sido em realidade um acidente durante a experiência. Uma vez constatado por Tesla que seu invento podia também ser usado como uma arma mortal, desistiu de seguir adiante com a pesquisa. Quando da sua morte, segundo teorias que circulam nos dias atuais, serviços de intelgencia tomaram a posse de todas as invenções de Nikola Tesla, passados mais de 63 anos de sua morte, todos os seus projetos siguem sendo classificados como secretos. Daí a teoria de que o HAARP em realidade, foi criado com base no projeto de Tesla.
http://www.rincon.com.br/Paginas/Nikola%20Tesla.htm

 Juventude:

Nikola Tesla nasceu em 9 de julho de 1856, na vila de Smiljan, na Croácia, exatamente à meia noite. Desde o início de sua infância, ficou claro que Tesla era uma mente extraordinária. Seu pai, Milutin Tesla, o ajudou a fortalecer sua memória e raciocínio através de uma grande variedade de constantes exercícios mentais. Sua mãe, Djouka Tesla, vinha de uma longa linhagem de inventores, e ela própria criava várias ferramentas para costura e outras tarefas que desempenhava em casa.

Tesla possuía um irmão mais velho, Dane, quem ele considerava seu superior em todas as coisas. Quanto Nikola tinha cinco anos, sentia inveja do cavalo branco de seu irmão, sendo proibido por seu pai de montar, devido à sua idade. Certo dia, Nikola usou uma zarabatana para atirar uma semente no cavalo enquanto seu irmão montava. Dane foi atirado para trás e morreu logo após. O sentimento de culpa que ele sentiu por esta tragédia perseguiu Tesla por toda a sua vida, e não importa o quão grandes fossem suas descobertas, ele sempre acreditou que Dane poderia ter feito melhor.

Durante sua infância, Tesla adoeceu repetidamente. Ele sofria particularmente de um mal no qual flashes cegantes de luz apareciam diante de seus olhos, frequentemente acompanhados de alucinações. Na maioria dos casos, as visões eram ligadas a uma palavra ou item que ele poderia vir a encontrar no futuro, simplesmente ao ouvir o nome do item, ele involuntariamente o visualisava em perfeitos detalhes. Os flashes e imagens causavam grande desconforto a Tesla, e quando ele atingiu sua adolescência, aprendeu a reprimi-los exceto em certos casos de stress. Quando eles ocorriam, tinham uma natureza que poderia ser descrita como psicótica.

Em certo caso, Tesla tentou nadar por debaixo de uma estrutura que se estendia além do que ele havia imaginado. Encontrando-se aprisionado debaixo d'água, sem sinal da superfície, uma flash apareceu e com ele Tesla viu uma pequena abertura levando a um bolsão de ar. Sua visão estava correta, e sua estranha doença o salvou de um afogamento certo. Na ocasião da morte de seus pais, Tesla afirmou ter tido uma permonição detalhada de ambos os acontecimentos. Mais tarde, ele se vangloriava ao poder transmitir mentalmente uma imagem a uma pessoa em outra sala.

Logo após sua formatura do colegial, Tesla sofreu um devastador ataque de cólera e esteve perto da morte. Ele ficou de cama por nove meses, e os médicos anunciaram que ele não viveria por muito mais tempo. Tesla ocupava sua mente ainda ativa lendo tudo o que era capaz, quando ele encontrou um novo tipo de literatura: "Innocents Abroad", de Mark Twain. Tesla foi tão cativado pelo humor e humanidade contidos no livro deste autor americano que teve uma súbita e miraculosa recuperação logo após. Anos mais tarde, nos Estados Unidos, Tesla encontrou Samuel Clemens e pôde agradecê-lo por salvar sua vida. Clemens acabou se tornando um dos poucos amigos pessoais de Tesla.

Tesla passou por outro trauma debilitante poucos anos depois de sua recuperação da cólera. Desta vez, a natureza da doença e suas causas eram um completo mistério. Os sentidos físicos de Tesla, que sempre haviam sido excepcionalmente aguçados, inexplicavelmente tornaram-se hipersensíveis, paralizando-o com uma superabundância de sensações. O tic-tac de um relógio de pulso era-lhe ensurdecedor, mesmo a vários quartos de distância. Ele teve de ter almofadas de borracha inseridas nos pés de sua cama para aliviar as vibrações de quem passava por fora, que lhe pareciam como um terremoto. A exposição à luz era-lhe excruciante, não somente a seus olhos, mas também a sua pele. Após um tempo, a condição hipersensível retornou ao seu normal conferindo-lhe um insight que lhe permitiu inventar o motor de corrente alternada.

As dificuldades fisiológicas e emocionais de Tesla sem dúvida contribuíram para que ele se tornasse a pessoa singular que ele era: um homem de mente brilhante, e um igual nível de excentricidade. Tesla abominava o contato físico com outras pessoas, com uma aversão especial a tocar o cabelo. Para evitar um aperto de mãos, ele mentia dizendo que havia acidentado suas mãos em um laboratório. Ele aparentemente nunca teve um par romântico ou uma relação amorosa de qualquer tipo. Uma mulher que passou a cortejá-lo certa vez tentou beijá-lo, fazendo com que ele saísse correndo em agonia. Ainda assim, Tesla exibia uma clara apreciação pela beleza feminina, ao exigir que suas secretárias se conformassem com um padrão pessoal de vestimentas e corpo. Suas empregadas mulheres eram proibidas de usarem pérolas, que ele, por alguma razão, considerava horrívelmente repugnantes.
Outros comportamentos de Tesla pareciam enquadrar-se em casos de uma disordem obcessiva-compulsiva. Ele fazia com que qualquer atitude repetitiva que ele fizesse em seu dia a dia (como os seus passos, por exemplo), fosse divisível por três, e continuaria repetindo-as até que chegasse em um total aceitável. Quantidades de vinte e sete eram as suas prediletas, uma vez que este é três ao cubo. Tesla também era compelido a calcular exatamente o peso de sua comida antes de ingerí-la, o que envolvia medir suas porções de comida com uma régua e mergulhar pedaços na água para determinar quantos centímetros cúbicos eles possuíam. Ele gostava especialmente de bolachas de sal por causa da uniformidade de volume que elas apresentam. Muitas vezes, no calor de um grande projeto, Tesla esquecia-se de comer completamente, e trabalhava por dias sem dormir. A certa altura, sua devoção ao laboratório lhe causou tal stress que ele se esqueceu de quem era por vários dias.

Tesla assumia que só tornara-se um inventor ao atingir a maturidade. Ele descontava seus anos de infância e adolescência como uma época de impulsos indisciplinados, completamente fora de foco. Porém, ele chegou a inventar uma série de mecanismos quando criança. O primeiro foi um simples mecanismo com uma linha e gancho para pegar sapos. Todos os seus amigos o imitaram e, de fato, a invenção funcionava tão bem que a população local de sapos foi quase totalmente erradicada. Ele também construiu um moinho a água em miniatura aonde a roda era impulsionada sem pás.

Em sua juventude, Tesla criou uma máquina movida a insetos voadores. Ele os grudava às pás de um mecanismo e estes, ao tentarem sair, moviam o mecanismo. Esta invenção foi especialmente bem sucedida porque os insetos escolhidos não paravam de tentar escapar até que tivessem morrido todos, assim movendo o mecanismo por horas a fio. Tudo correu bem até que uma outra criança, filho de um soldado Austríaco aposentado, veio e comeu a maioria dos insetos vivos. Após presenciar este espetáculo, Tesla adicionou à sua lista de idiossincrasias o fato que ele nunca mais tocou em qualquer inseto.

A Corrente Alternada:

Tesla iniciou sua educação superior no instituto politécnico de Graz, perseguindo o estudo no tópico que mais o fascinava: eletricidade. Ele havia se formado com boas notas no colegial, mas sua dificuldade ao desenhar o impediu de se exaltar nos cursos técnicos. Na faculdade, porém, ele pôde focalizar seus esforços naquilo que ele era melhor.

Ele estudava febrilmente, quase durante todo o dia, em uma rotina que ia das 3:00 da manhã às 11:00 da noite todos os dias. Ele pretendia impressionar seus pais, com suas conquistas na faculdade, em parte porque seu pai estava relutante em deixá-lo ir à faculdade, desejando que ele o seguisse no serviço clerical. Tesla, porém, sonhava em ir para a américa e conhecer Thomas Edison, de modo que eles pudessem unir forças e revolucionar o mundo.

Tesla era um aluno extraordinário que, por vezes, irritava seus professores, questionando o status quo tecnológico com um insight que por muito superava o de seus instrutores. Ele se rebelava especialmente contra a idéia que a corrente contínua era o único meio de distribuir energia elétrica. Era claro para ele que a corrente contínua era ineficiente e incapaz de transmitir energia a longas distâncias, e certamente deveria haver um outro método. A idéia da corrente alternada era tida pela comunidade científica com desdén, em muitos aspectos como a fusão a frio é hoje. Simplesmente ao mencionar a AC Tesla trazia um sorrizo sarcástico ao seus ouvintes em suas palestras. Isso, porém, nunca o desencorajou a ponto de fazê-lo abandonar este enigma tão envolvente.

Durante seu curso superior, seu pai teve um ataque cardíaco e Nikola voltou para casa. Seu pai morreu logo após. Tesla nunca retornou à escola politécnica. Sem dinheiro para financiar sua instrução, Tesla tornou-se um operador de telégrafo. Tesla desesperou-se por sua educação interrompida, mas continuou com seu sonho em ir à américa e tornar-se um pioneiro na energia elétrica.

Foi nesta ocasião que Tesla passou por seu período de hipersensibilidade, que o reduziu a um inválido. Considerando a depressão pela qual ele estava passando, é quase certo que este mal teve uma origem psicossomática. Qualquer que seja sua causa, porém, ele recuperou-se armado com uma poderosa nova visão, de como a corrente alternada finalmente poderia ser atingida.

Seu grande salto mental foi este: Duas bobinas, posicionadas em ângulo reto e alimentadas com uma corrente alternada com noventa graus de fase entre sí poderiam fazer um campo magnético girar, sem a necessidade do comutador utilizado em motores de corrente contínua. Tesla sabia que isto iria funcionar. Construir o aparato em sua mente e fazê-lo funcionar já lhe dava prova suficiente.

Este era o método de Tesla para desenvolver invenções através de toda a sua carreira: sem cadernos, diários ou protótipos. Sua propensão em transformar idéias em visualizações concretas que o havia transtornado durante sua juventude havia finalmente se voltado a seu favor. Ele acreditava que sua técnica era não somente válida, mas de fato superior à prática comum de escrever tudo no papel e realizar tentativas repetidas. "No momento em que uma pessoa constrói um aparelho para levar a cabo uma idéia crua, ela se encontra inevitavelmente envolvida com os detalhes deste aparelho", Tesla escreveu em sua autobiografia. "Conforme ele procede em tentar melhorar e reconstruir o aparelho, sua força de concentração diminui e ele perde de vista o Grande Propósito" Tesla, agora, possuía a resposta, mas o problema em colocá-la em prática permanecia. Em 1882, ele arrumou um emprego na Companhia Continental Edison em Paris, distinguindo-se como um bom engenheiro. Dois anos mais tarde, viajou à Nova York para conhecer o presidente da companhia: o próprio Thomas Edison.

Este encontro não foi harmônico e mental como Tesla havia sonhado. Edison o observou com desdén, e certamente não tinha a menos intenção em colaborar com qualquer esquema AC. Edison via AC como um sonho impossível na melhor das hipóteses, ou, na pior, uma ameaça a seu império DC.

Tesla tentou tirar o melhor proveito possível da situação ao prometer para Edison que ele poderia levar a tecnologia DC existente até seu mais alto nível possível. Ele prometeu aumentar a eficiência de dínamos em  25% em dois meses. Céptico, Edison disse a Tesla que se ele assim conseguisse, ele lhe pagaria cinquenta mil dólares.

Exercendo um esforço massivo, virtualmente sem paradas, Tesla conseguiu cumprir com a promessa, melhorando os dínamos por uma margem até mesmo maior do que a prometida a Edison. Mas, quando pediu por seus cinquenta mil dólares, Edison recusou-se a honrar o acordo, dizendo que estava apenas brincando. Irado, Tesla demitiu-se e nunca mais trabalhou com Edison.

Tesla foi logo abordado por um grupo de investidores que desejavam vender a lâmpada de arco que ele havia inventado. Assim, nasceu a Companhia Elétrica Tesla. Tesla estava ansioso por esta oportunidade de trazer a corrente alternada ao mundo, mas seus investidores nada queriam com ela. Assim, Tesla foi rejeitado pela companhia que tinha seu próprio nome.

Esta empresa logo entrou em dificuldades e suas ações rapidamente perderam o valor, deixando Tesla falido, e sem seus direitos sobre a lâmpada de arco. Quebrado, uma das mentes mais brilhantes do mundo foi reduzido a trabalhos braçais ganhando um dólar por dia. Ele planejou cometer suicídio no seu trigésimo aniversário, à meia noite em ponto.
Antes que isso ocorresse, porém, A. K. Brown da Western Union soube da situação de Tesla. Brown, determinado a devolver o gênio a seu lugar no mundo, ofereceu-lhe um laboratório próprio, e a chance de pesquisar a corrente alternada.

Salvo, Tesla imediatamente começou a trabalhar em seu dínamo AC. Finalmente, ele funcionou exatamente como tinha funcionado todos estes anos dentro de sua mente. Tesla demonstrou sua invenção ao público, e logo tornou-se a sensação da comunidade engenheira.

Dentre os convertidos por suas palestras à  corrente alternada, estava George Westinghouse, quem negociou com Tesla a fabricação dos dínamos. A primeira aplicação desta tecnologia: As cataratas do Niagara. Westinghouse venceu a concorrência para a utilização do Niagara, oferecendo metade do que Edison ofereceu para a instalação de um sistema DC. Em 1895, O sistema de energia Ac de Niagara foi inaugurado sem uma única falha, transmitindo energia até búffalo, a aproximadamente trinta e três quilômetros de distância, uma total impossibilidade com corrente contínua. Não mais uma comodidade luxuosa reservada aos ricos, a energia elétrica agora poderia ser usada por todos.

Pela primeira vez em sua vida, Nikola Tesla era um sucesso imbatível.


 
Energia para todos:

Desde o início da afortunada parceria entre A. K. Brown e George Westinghouse com Tesla, o inventor esteve empenhado em outros projetos além do dínamo AC. Capaz de se devotar à desimpedida realização de seus incontáveis ideais, ele mais tarde lembraria-se destes anos como "um pouco fracos em continuidade".
O novo laboratório de Tesla tinha atividade constante, com um pequeno grupo de assistentes  trabalhando puramente através dos comandos verbais de seu empregador. Seu desgosto em pôr idéias no papel, adicionado à sua tendência em ficar desinteressado com uma invenção completa, impelido à se mover ao novo desafio, fez com que Tesla deixasse de lado um grande número de criações que ele nem mesmo se importou em patentear. Certa vez, quando a exaustão deixou Tesla em um estado de amnésia temporaria, seus assistentes patentearam muitas de suas invenções por ele fazendo com que seu chefe inválido assinasse os papéis. A aversão de Tesla à documentação escrita foi-lhe de grande valia quando seu laboratório foi destruído por um incêncio em 1895, logo após o sucesso de Niagara. A perda ofereceu dificuldades, mas poucas, uma vez que arquivo mais valioso continuava intacto na mente de Tesla.

Em 1891, Tesla desenvolveu a invenção pela qual seu nome é mais conhecido hoje: A bobina Tesla. Simples o bastante para qualquer interessado construir, e totalmente funcional em modelos caseiros, ela era uma inovação impressionante, que foi a base para o rádio, televisão, e meios modernos de comunicação sem fio.
Tesla tornou-se famoso por suas palestras nas quais ele demonstrava suas invenções e conceitos com um toque teatral. Muitos espectadores eram leigos que não entendiam nada do que ele estava falando, mas eram encantados pelos raios elétricos que saíam de suas bobinas brilhantes, e lâmpadas sem fio que se acendiam ao entrarem em contato com sua mão. Estas demonstrações espetaculares levaram Tesla a ser conhecido popularmente como uma espécie de mágico, um título não concedido por ridículo, mas por assombro.

A transmissão sem fio de energia elétrica tornaria-se a maior pesquisa de sua carreira. Ele descobriu que um tubo de vácuo colocado em proximidade com uma bobina Tesla imadiatamente começaria a brilhar, sem fios, ou sem sequer um filamento dentro do tubo brilhante. Ressonância elétrica era a chave desta descoberta. Ao determinar a frequência da corrente elétrica necessária, Tesla era capaz de ligar e desligar séries de lâmpadas diferentes de metros de distância. Ele tornou-se um cidadão americano em 1891, e sua nova tecnologia seria seu presente de agradecimento para seu país adotivo: Um meio de transmitir energia instantâneamente, através de qualquer distância, pelo ar. Energia grátis para todos.

Um dos assistentes de Tesla repetidamente o questionava quanto às implicações em se colocar tal energia à disposição. Ele perguntava qual seria o incentivo que as empresas de energia elétrica teriam em dar seus produtos assim de graça, e perguntava de Tesla seria "permitido" a fazer tal coisa. Tais dúvidas enfureciam Tesla, que acreditava, um tanto inocentemente, que isso seria permitido simplesmente porque era a coisa mais certa a se fazer.

Conforme os anos passaram, a visão de Tesla de energia sem fio tornou-se cada vez maior em escopo. Ele resolveu um dos maiores problemas implícitos em sua primeira teoria, que era a transmissão de energia através de longas distâncias sem a perda significativa de força. Ao invés disso, ele decidiu transmitir a energia através do solo. Isso faz pouco sentido em termos elétricos convencionais, uma vez que a superfície da Terra é literalmente tida como "a terra" - um receptáculo usado para descarregar energia em excesso de um condutor. Mas Tesla descobriu que se ela fosse carregada o bastante, a Terra tornaria-se o condutor, e não o inverso. Neste sentido, todo o planeta poderia ser transmitido em um colossal transmissor elétrico.

Em 1899, a logística impediu Tesla de conduzir os experimentos necessários dentro dos arredores da cidade de Nova York. Um advogado do Colorado, chamado Curtis, quem havia defendido Tesla na corte em certa ocasião, ofereceu ajuda a Tesla em montar um campo de testes em Colorado Springs. Curtis também era empregado da companhia de força local, e fornecia energia a Tesla sem custo.

Tesla e seus assistentes montaram um laboratório único nos arredores da cidade, que parecia mais com um grande celeiro abaixo de uma torre de aproximadamente 27 metros. Este era o "Transformador Amplificador" de Tesla, que ele dizia ser a maior de suas invenções.

A população de Colorado era naturalmente curiosa sobre o que este grande inventor estava tramando, e respeitava os sinais ao redor do perímetro dizendo: "MANTENHA A DISTÂNCIA - GRANDE PERIGO". Ainda assim, eles logo sentiram os efeitos do aparato de Tesla. Faíscas saíam do chão conforme eles andavam pelas ruas, penetrando em seus pés pelos sapatos. A grama ao redor do prédio de Tesla brilhava com uma pálida luz azul. Objetos de metal segurados próximos a hidrantes descarregavam raios elétricos em miniatura de vários centímetros de distância. Lâmpadas acentiam expontâneamente a quinze metros de sua torre.
E Tesla estava apenas sintonizando seu equipamento. Estes eram os efeito colaterais ao ajustar o transformador amplificador à Terra. Uma vez que ele estava adequadamente calibrado, Tesla estava pronto para conduzir a maior sinfonia de sua carreira, usando todo o planeta como sua orquestra.

Certa noite em 1899, Tesla acionou sua máquina em força total, na esperança de produzir um fenômeno que ele chamou de "crescente ressonante". Sua torre descarregou na Terra dez milhões de volts. A corrente atravessou o planeta na velocidade da luz, forte o bastante para não morrer antes do final. Quando ela chegou ao lado oposto do planeta, ela foi rebatida de volta, como círculos de água voltando à sua origem. Ao voltarem, a corrente estava em muito enfraquecida, mas Tesla estava emitindo uma série de pulsos que se reforçavam um ao outro, resultando em um tremendo efeito cumulativo.

No ponto focal, aonde Tesla e seus assistentes assistiam, a crescente ressonante manifestou-se como uma demonstração alienígena de raios que ainda estão até hoje catalogados como a maior descarga elétrica da história. A corrente de retorno formou um arco voltaico que elevou-se até o céu por dezenove metros. Trovões apocalípticos foram ouvidos a trinta e três quilômetros de distância. Tesla, anteriormente, estava preocupado com a possibilidade de haver um limite para a geração de descargas ressonantes, mas, naquele evento, ele passou a crer que o potencial era ilimitado. A demonstração teve um fim inesperado, quando as descargas fizeram com que o gerador de força de Colorado Springs se incendiasse. Tesla não mais recebeu energia grátis dos donos da companhia desde então.

Tesla voltou a Nova York procurando apoio para sua idéia de implementar um sistema de energia ressonante global. Já consciente com a inevitável relutância dos executivos em oferecerem energia grátis, Tesla disfarçou seu projeto como uma rede de comunicações, além de fonte de energia elétrica, sonhando, décadas antes do advento da Internet, com um sistema de comunicação global bem mais sofisticado do que o hoje utilizado.

George Westinghouse rejeitou a idéia. Tesla, então, a propôs a J. P. Morgan, então o homem mais rico da américa, quem anteriormente havia negado um patrocínio ao inventor. A idéia de monopolizar as comunicações mundiais o intrigou, e ele permitiu a Tesla construir um novo laboratório em Long Island chamado Wardenclyffe, que deveria ser uma maior e melhor versão de seu laboratório em Colorado.

Enquanto Tesla trabalhou neste projeto, uma série de acidentes e infortúnios atingiram Wardenclyffe, e ele estava começando a necessitar de dinheiro. Os fundos e o entusiasmo de Morgan evaporaram rapidamente. Em uma última tentative de manter seu investidor, Tesla revelou a Morgan que seu plano não era substituir o telégrafo, mas substituir a transmissão convencional de energia. Morgan respondeu retirando seu suporte inteiramente.
Nunca mais Tesla teria outra chance de trazer energia grátis ao mundo.

Raio da Morte:

Uma vez que as invenções de Tesla geralmente continham em sí um elemento de consciência social, ou obra pela humanidade, pode parecer surpreendente que ele tenha criado uma série de dispositivos com aplicações militares, e a noção de Tesla utilizando seu gênio para propósitos bélicos é imensamente assustadora. Afinal, este é o homem que se vangloriava do fato que seu gerador ressonante poderia dividir a Terra ao meio, e ninguém até hoje soube ao certo se ele estava brincando.

A primeira invenção de Tesla com propósito militar utilizava uma espécie de automação tecnológica, com a qual o trabalho de seres humanos poderia ser substituído por máquinas. Especificamente, Tesla produzia barcos e submarinos controlados remotamente. Ele demonstrou o navio por controle remoto em uma exposição no Madison Square Garden, em 1898. O aparato era tão avançado que até mesmo usava uma espécie de reconhecimento vocal para responder aos comandos verbais de Tesla e voluntários do público.


Em público, Tesla falou das virtudes humanitárias da invenção: ela iria impedir que vários trabalhadores arriscassem suas vidas. Mas Tesla realmente estava esperando um contrato com o exército dos Estados Unidos.

Em uma apresentação para o departamento de guerra, Tesla argumentou que sua invenção poderia obliterar a armada espanhola, e acabar com a guerra com a Espanha em uma tarde. O governo nunca aceitou a oferta de Tesla.
Tesla, então, deciciu direcionar o submarino automático à industria privada, e procurou a aprovação de J. P. Morgan. Segundo contam, Morgan ofereceu-se para fabricar os barcos de Tesla se este se casasse com sua filha. Tal acordo era um anátema a Tesla, e os dois nunca mais trabalhariam juntos até Wardenclyffe, alguns anos mais tarde.

Tesla eventualmente conseguiu um contrato militar bem sucedido: com a marinha alemã, O produto não eram seus barcos a controle remoto, mas turbinas sofisticadas que o almirante Von Tirpits usou com grande sucesso em sua armada de navios de guerra. Depois que J. P. Morgan cortou seu apoio a Tesla, este contrato tornou-se sua única fonte de renda. Quando do advento da primeira guerra mundial, Tesla cancelou seu contrato com os alemães, para não ser acusado de traição.

Quase falido e observando os Estados Unidos à beira da guerra, Tesla sonhou com outra invenção que pudesse interessar os militares: o raio da morte.

O mecanismo por detrás do raio da morte não é bem compreendido até hoje. Ele era aparentemente uma espécie de acelerador de partículas. Tesla disse que ele era uma melhoria de seu transformador amplificador, que concentrava energia em um fino raio tão concentrado que ele não se dispersaria, mesmo a grandes distâncias. Ele o promoveu como uma arma puramente defensiva, com a intenção de impedir ataques, fazendo de seu raio da morte o tataravô da defesa estratégica.

Não se sabe ao certo se Tesla usou seu raio da morte, ou se ele sequer chegou a contruí-lo. Mas o seguinte é a história geralmente relatada do que aconteceu naquela noite em 1908, quando Tesla testou sua arma.

Naquela época, Robert Peary estava fazendo sua segunda tentativa em se chegar ao polo norte. Criptocamente, Tesla notificou a expedição que eles estariam tentando entrar em contato com eles de alguma forma, e eles deveriam relatar qualquer coisa incomum que eles observassem. Na noite de 30 de junho, acompanhado por seu associado, George Scherff, na torre de Wardenclyffe, Tesla apontou seu raio através do atlântico, para o ártico, a um ponto calculado como estando a oeste da expedição de Peary.

Tesla ligou o equipamento. De início, era difícil dizer que ele estava funcionando. Sua extremidade emitiu uma luz pálida, difícilmente notável. Então, uma coruja voou de seu ninho no topo da torre, na direção do raio, e foi desintegrada instantâneamente.

Isso concluiu o teste. Tesla observou os jornais e enviou telegramas para Peary na esperança de confirmar a efetividade do raio da morte. Nada apareceu. Tesla estava pronto para admitir derrota quando recebeu notícias de um estranho evento ocorrido na Sibéria.

Em 30 de junho, uma enorme explosão havia devastado Tunguska, uma área remota na floresta da Sibéria. Quinhentos mil acres quadrados de terra foram instantâneamente destruídos, o equivalente a quinze megatons de TNT. O incidente de Tunguska é a mais poderosa explosão ocorrida na história, nem mesmo subsequentes explosões termonucleares ultrapassaram sua força. A explosão foi audível a 930 quilômetros de distância, aproximadamente.Os cientistas crêem que ela foi causada por um meteorito ou fragmento de um cometa, embora nenhum impacto evidente ou restos minerais de tal objeto jamais tenham sido encontrados.

Nikola Tesla tinha uma explicação diferente. Ela claro para ele que seu raio da morte tinha ultrapassado seu alvo calculado e atingido Tunguska. Ele ficou extremamente grato que a explosão, miraculosamente, não matou ninguém. Tesla desmontou o raio da morte imediatamente, crendo-o muito perigoso para continuar existindo.

Seis anos mais tarde, o fim da primeira guerra fez com que Tesla reconsiderasse. Ele escreveu ao presidente Wilson, revelando o segredo do teste do raio da morte, orefecendo-se para reconstruí-lo para o departamento de Guerra. A mera ameaça de tamanha força destrutiva faria com que as nações em guerra concordassem em estabelecer-se a paz imediatamente.

A única resposta de Tesla à sua proposta foi uma carta formal de apreciação da secretária do presidente. O raio da morte nunca foi reconstruído, supondo que ele tenha sido construído, em primeiro lugar.

Tesla fez mais uma tentativa de ajudar seu país na guerra em 1917. Ele concebeu uma estação emissora que emitiria ondas exploratórias de energia, permitindo que seus operadores determinassem com precisão a localização de veículos inimigos distantes. O departamento de guerra riu-se e rejeitou o "raio explorador" de Tesla.

Uma geração mais tarde, esta mesma invenção ajudaria os aliados a vencer a segunda guerra mundial. Ela era chamada radar.


Seus maiores Sonhos:

Incansável, e inabalado por concentos como praticidade ou marketing, a Mente de Tesla criou uma vasta miscelânea de inveções peculiares, muitas das quais jamais saíram do estágio de conceituação, e as idéias parecem ter ficado cada vez mais estranhas  conforme ele envelhecia.

Inventar era geralmente um processo deliberado para Tesla, sua total intenção e objetivo perfeitamente formados em sua mente até mesmo antes dele e sua equipe moverem um dedo. Porém, houve momentos em que ele tropeçou em uma descoberta por "acaso". Tesla realizou suas primeiras experiências com tecnologia ressonante em seu laboratório em Nova York ligando um pequeno oscilador, que fazia com que um espelho vibrasse levemente. Súbitamente, o laboratório foi invadido por um esquadrão de policiais, exigindo que Tesla parasse com seus experimentos. A ilha de Manhattan estava vibrando por quilômetros de distância. Tesla não considerou como ondas ressonantes tornam-se mais fortes quanto mais elas viajam, ele, sem perceber, criou o que foi conhecido como a Máquina de Terremotos de Tesla.

Tesla também aplicou seus equipamentos ressonantes em formas bizarras de terapia física. Ele criou máquinas que inundavam o corpo humano com cargas elétricas e fortes vibrações, na intenção de aliviar dores e promover a cura. E Tesla não era apenas o inventor de seus equipamentos eletroterapeuticos, ele também era um forte usuário. Ele tornou-se viciado no tratamento que inventara, insistindo em dizer que as seções com a máquina o rejuveneciam enquanto ele ficava horas e horas trabalhando, sem comida ou bebida. Tesla certa vez deixou seu amigo Samuel Clemens testar a máquina de cura. Ele relatou ter aproveitado a experiência imensamente, até que as vibrações lhe causaram uma diarréia expontânea. Tesla comercializou sua invenção, e a Companhia Eletroterapeutica Tesla foi uma de suas únicas empresas a ter leve sucesso comercial.

Tesla também recebeu outra revelação acidental durante seus testes com o amplificador transformador em Colorado Springs. Certa noite, durante a construção do aparelho, este começou a ressonar com uma série de "clicks" precisos, similares a código morse. Tesla estava convencido que estes sinais estavam sendo enviados por seres extraterrestres. Tesla expressou seu credo da vida em Marte, e como ele acreditava ter a prova. Ele, mais tarde, concebeu transmissores para a comunicação com os marcianos, expondo sua visão de que manter relações pacíficas com nossos vizinhos espaciais era um dos mais urgentes deveres da humanidade.

Em seus últimos dias, Tesla ficou fascinado com a idéia da Luz como sendo tanto partícula como onda - a proposição fundamental do que se tornaria a física quântica. Este campo de investigação o levou à criação do Raio da Morte. Tesla também tinha a idéia de criar uma "parede de luz", manipulando ondas eletromagnéticas em um certo padrão. Esta misteriosa parede de luz permitiria que o tempo, espaço, matéria e até gravidade fossem manipuladas à vontade do operador, e concebeu uma grande variedade de propostas que parecem hoje sair diretamente da ficção científica, incluindo naves anti-gravidade, teletransporte e viagens no tempo.

Provavelmente a invenção mais estranha que Tesla já propôs foi o fotografador de pensamentos. Ele relacionou que todo o pensamento criado pela Mente cria uma imagem correspondente na retina, e a informação elétrica desta transmissão neural poderia ser lida e gravada em uma máquina, esta informação, então, poderia ser processada através de um nervo óptico artificial e visualizada como padrões visuais em uma tela.

O Gênio esquecido:

Em 7 de janeiro de 1943, Nikola Tesla morreu em Nova York aos 87 anos. Ele estava literalmente quebrado, vivendo no hotel New Yorker, em uma sala que dividia com um bando de pássaros, quem ele considerava seus únicos amigos.
As indústrias que ele construiu, há muito tempo haviam virado suas costas a ele. A comunidade científica ignorava a ele e suas idéias excêntricas. Ao público em geral, ele era tanto desconhecido como objeto de ridículo, um lunático cujos devaneios eram apenas úteis para tablóides sensacionalistas. Os quadrinhos do "Superman", de Max Fleischer, em 1940, desenhavam o herói lutando contra raios da morte e terrores eletromagnéticos criados por um cientista louco chamado Tesla.

Como isso pode ter acontecido? Existem muitas visões para a questão da queda de Tesla na obscuridade. A primeira, e possivelmente a mais irrefutável, é que Tesla não entrou para os livros de história porque ele falhou como empresário. As pessoas mais bem sucedidas não são necessariamente as mais brilhantes, mas aquelas que conseguem jogar o jogo para chegar ao topo. Tesla era um discípulo da ciência pura, em oposição à ciência aplicada, com pouca ou nenhuma facilidade em imaginar como lucrar com suas idéias. Seus parceiros de negócios frequentemente não agiam em seu melhor interesse, e Tesla tem uma lista de más decisões financeiras.

Por exemplo, no ápice de sua implementação bem sucedida da corrente AC, ele poderia ter coletado uma enorme quantidade de riquezas materiais. Ele tinha um contrato com Westinghouse que poderia facilmente tê-lo posicionado como um dos homens mais ricos da América. Porém, quando George Westinghouse disse a Tesla que os gastos com a instalação do sistema poderiam por sua companhia em perigo no futuro, Tesla rasgou o contrato como gesto de amizade. Se ele nao o tivesse feito, ou, pelo menos negociado uma fração dele, Tesla teria morrido na luxúria, e preservado sua notoriedade de maneira bem mais apropriada.

Outras análises tiram o peso dos ombros de Tesla e propõem que grandes empresários e o governo dos Estados Unidos conspiraram para suprimir seu gênio inventivo. No topo da lista de suspeitos, está Thomas Edison, que invejava o sucesso de seu antigo empregado com a corrente alternada, e efetivamente liderou uma campanha para destruir o nome de Tesla. Ele organizou demonstrações nas quais animais eram eletrocutados letalmente com equipamentos AC. Edison também fez parte da mesa de conselheiros do departamento de guerra que rejeitou as propostas de Tesla para o Raio da Morte e seu radar.
J. P. Morgan também está implicado na Teoria da conspiração anti-Tesla. Morgan efetivamente ampliou sua já monumental fortuna explorando as idéias do inventor, até que ele descobriu que sua idéia era a criação de livre energia, uma idéia assustadora a qualquer capitalista respeitável. Ele imediatamente encerrou seu patrocínio a Tesla, e alguns argumentam que ele ainda tenha usado sua considerável influência para impedir que outros o patrocinassem.

O governo, que sempre manteve Tesla a seu alcance quando ele apresentava suas propostas, tornou-se súbitamente interessado em seu trabalho depois de sua morte. O FBI ordenou que o escritório de propriedades estrangeiras se apoderasse de todos os documentos de Tesla, um ato ilegal, uma vez que Tesla era cidadão americano desde 1891.

Os registros de Tesla foram considerados inofensivos para a segurança nacional, e seu arquivo foi encerrado em 1943, Ele foi reaberto em 1957, com a notícia de que os russos estariam realizando experiências com sua tecnologia. Muitos estão convencidos que o pentágono realizou várias experiências com projetos baseados na tecnologia de Tesla.
Uma última teoria é a de que Tesla arruinou sua própria reputação com suas invenções e propostas fora de época. Alguns dizem que ele começou errando ao propor energia livre para todos, Outros crêem que ele ficou louco quando começou a falar em marcianos e Raios da Morte. Tesla nunca aceitou o trabalho de Albert Einstein, quem ele criticava como sendo vago e incoerente.

Em termos práticos, estes argumentos estão provavelmente corretos. Um sistema de energia livre, hoje, não seria aceito, não se sabe de sinais emitidos de marte, e a teoria da relatividade é bastante sólida. Porém, há duas coisas a serem consideradas:

Em primeiro lugar, mesmo que suas idéias estejam totalmente erradas, elas não diminuem a imensa quantidade de idéias corretas que ele tele, e que contribuíram para nosso mundo. Em segundo lugar, deve-se lembrar que até mesmo a corrente alternada era considerada irreal e improvável, antes de Tesla. Há a possibilidade, ainda, que os mais bizarros conceitos de Tesla sejam validados em algum ponto no futuro,quando a ciência chegar a seu nível. O tempo dirá.

Por hora, o verdadeiro legado de Tesla está sendo lentamente reconhecido. A corte suprema declarou pouco após sua morte que Tesla era o verdadeiro inventor do rádio, não Guglielmo Marconi. Tesla foi reconhecido como o inventor da lâmpada fluorescente, o tubo amplificador a vácuo e a máquina de raios X. Livros de história estão lentamente começando a incluir estes fatos.

O destino final do laboratório de Tesla em Wardenclyffe foi coberto de significado. Em 1917, ele foi condenado à demolição. O dinheiro de Tesla para sua manutenção havia acabado, e acreditava-se que ele estivesse sendo espionado por alemães. Como um movimento inicial, ele foi dinamitado, mas a torre se manteve intacta. A equipe de demolição detonou o local repetidamente, mas a torre não caiu. Eles retornaram em outra data e a dinamitaram novamente. Ela caiu no chão, mas não explodiu, nem se quebrou.

Tesla Links:
Tesla: The electric Magician - Excelente site em inglês de onde este texto foi traduzido

Nikola Tesla - US patent collection - Lista das 112 patendes registradas por Tesla.

Nikola Tesla - The forgotten father of technology - Outro site bastante interessante sobre o inventor.

Nikola Tesla Resources - Aprenda a construir sua própria bobina Tesla, além de muitas outras informações.

MY INVENTIONS - A imperdível autobiografia de Tesla.

Liberty Exposure - Vários links sobre Tesla.

Livros sobre Tesla:
Fonte: http://www.exatas.com/fisica/tesla.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...