Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 17 de maio de 2011

Existem pessoas “magnéticas”? Isso existe?


Um menino croata de 6 anos chamado Ivan Stoiljkovic está chamando a atenção da mídia por sua aparente capacidade de atrair objetos metálicos: prataria, controles remotos, telefones celulares e até uma frigideira parecem milagrosamente grudar na pele do menino. A família de Ivan alega que ele é “magnético”. Isso existe?

De acordo com Benjamin Radford, um renomado cético e editor da revista Skeptical Inquirer, não. “Muitas vezes quando você vê estes vídeos, dá para perceber que as pessoas estão se inclinando ligeiramente para trás”, alerta. “Se realmente existisse alguma atração magnética, a pessoa deveria ser capaz de fazer exatamente o contrário e se inclinar para frente para que pudéssemos ver a força magnética capaz de superar a gravidade”, afirma.

Em segundo lugar, um controle remoto não-metálico, junto com objetos de metal, são mostrados pendurados no peito de Ivan. “Plástico não é magnético”, destaca Radford. Portanto, o que o plástico e o metal no corpo de Ivan têm em comum? “Uma superfície muito lisa. Magnetismo, não”, assegura.

Isso mostra que o que acontece é um efeito bastante diferente do magnetismo. “Essas pessoas não são magnéticas, elas só possuem a pele lisa, ideal para segurar objetos”, conta Redford. Segundo ele, quando uma bússola é pendurada no pescoço dessas pessoas, o objeto não aponta em direção a elas, como seria o correto se elas fossem de fato magnéticas o suficiente para atrair colheres. “Em vez disso, a bússola aponta normalmente para o polo norte magnético da Terra”, diz.

A verdadeira questão é por que os objetos lisos, como colheres e pratos, grudam na pele de algumas pessoas.

Gabor Somorjai, professor de química na Universidade da Califórnia, explica que o fenômeno é “muito simples”. “Sua pele é coberta de gordura e óleos. Você pode limpá-la com sabão, mas em menos de um minuto, ela voltará a estar coberta com óleos”. A gordura da pele tem uma energia de superfície, devido ao fato de que é um líquido. “Seus átomos estão unidos somente por ligações fracas”, explica.

Em contrapartida, os metais, com suas ligações atômicas fortes e difíceis de romper, têm energias de superfície muito elevadas. “Coisas que têm energia de superfície elevada querem entrar em um estado de energia mais baixo e é por isso que elas tendem a se grudar na pele”, conclui.

Além disso, quanto mais suave for o objeto e maior a sua área de superfície, mais forte será o contato que ele vai  fazer com a pele, e, assim, mais fácil será de ele ficar preso. [LifesLittleMysteries]

Um comentário:

  1. Otima explicação, a do "ciêntista".
    Porém, isso não explica, as curas, e querer me convencer que suor é magnético, Rsssssss.
    Se fosse tão fácil, qualquer um faria.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...